Fuga do Bloglines

April 20th, 2007 § 11 comments

Pelo visto, eu não sou o único que está saindo do Bloglines. Como todo bom blogueiro narcisista, eu acompanho os logs de acesso do meu servidor e o que tenho notado nos últimos meses é que o número de subscrições ao meu blog no Bloglines tem avançado bem lentamente, enquanto no Google Reader, Netvibes, Newshutch e outros cresce muito mais rápido.

Considerando que esses agregadores provavelmente continuam a registrar leitores inativos, parece que o Bloglines está sofrendo uma debandada. Em outros blogs que eu tenho–não atualizados no momento–o efeito é o mesmo, embora provocado mais por para-quedistas que não reparam que esses sites estão parados.

E vocês, o que estão notando em suas subscrições?

§ 11 Responses to Fuga do Bloglines"

  • Sergio Lima says:

    Opa Ronaldo!

    Aqui, os poucos leitores que assinam feeds estão assim distribuidos (segundo o feedburner):

    Google reader – 31%
    bloglines – 25%
    netvibes 22%
    todos os outros 22%

    Sobre a evolução disto, não sei dizer… não acompanho log de servidores :-) Nada pessoal conta eles :-)

    []’s

  • Luiz Rocha says:

    Rapaz, não sei dizer. Só olho para os meus logs para ver o resultado das bobagens que eu faço. Eu devo ser o que o Marmota chama de “blog moleque” mesmo. :-)

    Por outro lado, posso te dizer que eu migrei de vez para o Google Reader, estava inclusive para postar sobre isso. O Bloglines (para mim) já era. Acho que a última atualização foi em 1993?

  • Gobr says:

    Não cheguei a usar o BlogLines, mas acho o NewsHutch MUITO bom (já disse isso aqui outras vezes) o sistema está indo bem, e com várias atualizações… essa semana mesmo teve uma.

    Quando aos leitores do meu feed, a única coisa que eu percebo é que eu não tenho nenhum. XD

  • Neto cury says:

    Engraçado, não esquento para as subscrições do meu blog…
    Tanto é que não uso feedburner…
    Abraço

  • eu continuo lendo seu blog pelo bloglines :)

  • leocadio says:

    olá, paz e bem!

    ainda não sou um blogueiro mas notei uma coisa… em instituições de ensino o acesso ao bloglines é bloqueado, diferentemente do google reader.

    o bloglines inovou muito pouco ao passo que o reader anda a passos largos, devido à integração com outros serviços do google e mais esperto ainda quando associado ao firefox/greasemonkey.

    acho que é por aí.

    leo
    guaruja, sp-br

  • Ronaldo says:

    Sérgio, isso é que eu acho interessante. Apesar de bem mais novo e ter ficado por um tempo com uma interface bem tosca, o Google Reader já arrebanhou a maior fatia dos seus leitores, que, com certeza, não tendem tanto para área de tecnologia em função da maior variedade de assuntos do seu blog. Impressionante também é o crescimento do Netvibes, algo que eu não imaginaria.

    O Feedburner não dá evolução disso? Eu uso os logs justamente porque não quero tercerizar meus dados de acesso. :-)

    Luiz, eu tenho que assumir que escrevo para um público específico, embora tenha meus desvios ocasionais na direção do “blog moleque”. Nesse sentido, eu gosto de seguir algumas estatísticas para ver se continuo falando algo que faz sentido. Se os números mudam, dá para perceber alguma coisa.

    O Bloglines está bem atrasado mesmo. Outro dia fizeram aquele lance do imagens que eu achei uma bobeira. Deviam ter gasto o tempo corrigindo defeitos.

    Gobr, eu dei outra olhada recente do Newshutch, mas sem muito uso realmente não vou ter como dizer muita coisa. Por enquanto, continua a me parecer pouco elaborado. Mas isso é igual editor de texto, difícil de mudar.

    Você tem pelo menos um leitor…

    Neto, fazendo companhia para o Luiz? Ei, eu gosto de números. Sério. 😉

    Zuardi, pelas estatísticas do Bloglines, eu ainda tenho mais leitores no lá do que no Google Reader. Mas o que eu notei é que estão estagnadas. Sempre que há alguma variação, acontece em outros leitores.

    Você realmente prefere o Bloglines ao outros? Não teve aqueles problemas de feeds inteiros voltando a ficar não-lidos e outras mazelas?

    Leocadio, não sabia que o Bloglines era bloqueado. Se bem que, comparativamente falando, ambos tem boas chances porque o pessoal tende a deixar uma aba aberta o dia inteiro atualizando e isso gera um tráfego bem fácil de notar na rede.

    Sobre inovações, você tem razão. O Bloglines meio que parou no tempo. Deviam ler um pouco mais os textos do Joel Spolsky. :-)

  • camilo vitorino da costa says:

    atualmente estou usando o Google Reader. O Bloglines tem alguns problemas de usabilidade que o google reader não tem. Por exemplo na tela inicial:
    * Bloglines: Anuncio dos novos serviços :)
    * Google Reader: feeds 😉

    não sou mais um pela saco do Google, tanto que uso uma skin no Google Reader por que tudo que a Google faz é feio, feio, feio! se alguém tiver interesse nessa skin, que é muito bonita, e que o Hick já tinha feito antes uma igual para o Bloglines, o endereço é: http://www.hicksdesign.co.uk/journal/google-reader-theme

    para firefox, use a extensão stylish: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2108

    deixo ai minha dica 😉

  • Gobr says:

    Agora o NewsHutch, permite que você teste o sistema sem precisar criar uma conta.

    O que é interresante antes de uma migração.

  • Luiz Rocha says:

    Bom, eu admito que eu não consigo imaginar quem seria o público do meu blog, que não eu. E eu, francamente, não curto muito o que eu escrevo. :-)

    Piadinha à parte, mesmo que eu fosse capaz de visualizar que seria, em potencial, meu público, eu não sei se seria capaz de direcionar o que eu escrevo.

    Sou aleatório e indisciplinado. Lembra do post de SOA? Pois é.

  • Ronaldo says:

    Eu lembro do texto sobre SOA. Estou lembrando até agora. :-)

    Sem puxar saco ou nada, eu gosto do seu estilo–não leria se assim não fosse. E consigo visualizar um público. Mas não digo nada para não influenciar. ;-P

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Fuga do Bloglines at Superfície Reflexiva.

meta