Primer

April 29th, 2007 § 4 comments

Para quem gosta de ficção científica, e especialmente aquela que envolve viagens no tempo, Primer é um prato cheio. Esse filme independente de 2004 é possivelmente o filme mais hard já realizado sobre o tema, e também o mais difícil de entender.

Como algumas resenhas na Internet já apontaram, o filme é praticamente hermético, quase como se o diretor não quisesse que o filme fosse compreendido por espectadores que não estivessem dispostos a investir tempo pensando sobre o mesmo. E de fato, tentar entender o filme em uma única sessão é, para todos os efeitos, impossível. Como a entrada sobre o mesmo na Wikipedia aponta –e eu confesso que tive que recorrer à mesma para entender muitos dos aspectos do filme–existem pelo menos dez tramas diferentes ocorrendo ao longo do filme, tramas que se interpolam e se enlaçam, deixando o espectador ainda mais cônscio do elemento paradoxal das viagens temporais dos personagens.

Essa “confusão” é ao mesmo tempo o que há de melhor e pior no filme. Melhor porque adiciona ao tema, mostrando a dificuldade inerente desse tipo de estória, algo que é quase sempre ignorado nos filmes do gênero. E pior porque exige um esforço além do filme que é apropriado para tie-ins, mas não para um filme solo.

Mesmo com essas considerações, o filme vale a pena e oferece um bom tempo de diversão para os espectadores interessados.

§ 4 Responses to Primer"

What's this?

You are currently reading Primer at Superfície Reflexiva.

meta