Agora você vê, e agora não

May 20th, 2007 § 5 comments

Wireless no Linux sempre foi um problema para mim: até aparecer o Ubuntu. Depois de instalar a versão 5.04, a primeira que usei, nunca mais tive problemas. Até agora.

Fiz o upgrade do meu laptop há um tempo atrás e tudo correu bem. Conexões sem fio sempre eram identificadas e conectavam sem problema. O mesmo não aconteceu no desktop. Como quase não uso o Linux no mesmo, demorei um pouco tempo mais para fazer a mudança da versão 6.10 para a 7.04 e agora que fiz, o wireless desapareceu. Não funciona de maneira alguma. Quer dizer, as redes aparecem mas não conectam. Sempre um problema diferente.

Para piorar, depois de funcionar durante um bom tempo, parou também no laptop. Ontem fiz um pequeno upgrade, daqueles solicitados automaticamente pelo próprio Ubuntu, e depois disso não consigo conectar mais.

Pelo visto, não estou sozinho: nos grupos de discussão, a conversa é que a versão 7.04 mais bagunçou do que ajudou nessa área. Para deixar a situação ainda mais complicada, métodos alternativos como Wicd e WiFi Radar também não funcionam.

Acho que a solução, por mais que eu trema só de pensar em fazer isso, é um downgrade para a versão 6.10. Fico sem algumas firulinhas, mas pelo menos não vou ficar sem conexão.

§ 5 Responses to Agora você vê, e agora não"

  • cardoso says:

    Eu devo ter dado sorte. Nos meus textos no Macbook a parte de WIFI funcionou redondinho. O único problema foi a mensagem terrorista dizendo que os drivers eram proprietários, e se eu os usasse (como se houvesse alternativa) árvores morreriam, criancinhas passariam fomes e deus mataria um gatinho.

  • Ronaldo says:

    Eu até apreciaria a mensagem terrorista, já que ela aparece para o modem (que não uso tem vários anos) e para a placa de vídeo. Mas não tive sorte mesmo. Já tentei de tudo e nada. O problema, até onde consegui depurar com meu conhecimento limitado de drivers e assuntos similares, está no avahi, a nova arquitetura ZeroConf do Ubuntu. Pelo visto, ela não funciona também quanto a sua precursora. Esse povo devia prestar mais atenção do que o Joel Spolsky diz.

  • Fabio says:

    Olá, como vai?
    Gostei muito do seu site, meus parabéns!
    Tenho alguns também com Page Rank alto e to com um projeto de parcerias.
    Gostaria de dizer algumas propostas.
    Mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho.
    Aguardo contato
    Atenciosamente Fabio Brum

  • Oi Ronaldo,
    descobri seu blog na época do Barcamp SP e desde então tenho acompanhado quietinha as discussões.

    O meu Feisty está se comportando direitinho no meu Acer com relação ao wireless, mas o acesso ao HD está péssimo. Também estou considerando regredir para o 6.10, o que é uma pena =/
    Abraços e boa sorte (para nós) =)

  • Ronaldo says:

    Obrigado pelo comentário e pela subscrição. É sempre bom conhecer um novo leitor :-)

    Sobre o problema do wireless, acabei resolvendo sem precisar do upgrade. Esse problema do seu HD é uma questão de velocidade? Você já rodou um diagnóstico S.M.A.R.T nele?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Agora você vê, e agora não at Superfície Reflexiva.

meta