E61 e mobilidade

June 1st, 2007 § 7 comments

Já estou com o E61 há um mês e meio e estou bem satisfeito com o produto. Com exceção do problema com o cartão de memória (agora estou com um SanDisk de 1Gb depois que o segundo Corsair de 2GB deu problema–apesar do suporte da Nokia jurar de pé junto que deveria funciona), o celular é excelente.

Este texto está sendo escrito no meu notebook usando o E61 como modem em uma conexão EDGE ilimitada da Claro. No momento, estou conseguindo aproximadamente 100Kbps, o que incomoda para alguém que passa o dia toda a 4mbps, mas é mais do que suficiente para qualquer operação, inclusive downloads suficientemente grandes.

Com essa conexão, é possível navegar, ler e-mails e usar instant messaging sem mais do que um pouco de espera. Existem alguns probleminhas relacionados com configurações e o uso de um modem, coisa que está já quase esquecida por usuário de banda larga, mas nada misterioso.

Quando ao próprio E61, instalei relativamente poucos software, incluindo um cliente de instant messaging, uma aplicação para ouvir rádio via Internet, o indispensável Putty, Python, um cliente VoIP e outras filurinhas. O resultado é uma real plataforma de computação móvel que já me serviu muito bem em reuniões, quando em trânsito, para diversão e outras várias tarefas.

Obviamente, um smartphone não é uma solução para tudo, mas combinado a um computador portátil e a uma conexão ilimitada avança em muito o padrão do que é possível fazer fora da cobertura de uma rede tradicional.

§ 7 Responses to E61 e mobilidade"

  • Hum… acho que o Palm Foleo é pra você :-)

    Se você for um bom menino, quem sabe papai noel não te traz um de preesente :-)

  • fff says:

    Fala, Ronaldo

    Tô de olho no E61 também… conta aí, tu já testou algum soft de IM nele? Essa semana um amigo tava testando um blackberry e instalou google talk nele, fiquei bastante impressionado…

  • fff says:

    ah, outra coisa… e o wi-fi? estável? alcance razoável?

  • Ronaldo says:

    Hahahahaha. Querendo me pegar, né, Sérgio? :-) O Palm Foleo ainda está me parecendo bem limitado. Eu acho que ele realmente pode evoluir para alguma coisa interessante, mas está bem atrasado em relação a produtos equivalentes.

    Felipe, respondendo essa e a outra questão:

    Para IM eu comprei o IM+ da Shape Service, que suporta quase tantos protocolos quando o Pidgin. É muito bom e você ganha upgrades eternos por conta das mudanças de protocolos. Até o momento, estou bem satisfeito, embora ele falhe um pouco na questão de alertas–o AgileMessenger é melhor nesse aspecto.

    Sobre o wi-fi, pegou bem todas as redes que eu usei sem maiores complicações. O alcance é mais limitado do que uma placa de rede por causa de potência, mas em um rede pública como um aeroporto pega sem problemas. É bem estável, mas a velocidade máxima é aproximadamente 900kbps. Um outro problema é que não suporta senhas muito longas (eu uso senhas excessivamente longas).

  • fff says:

    opa, valeu. já testei o IM+ no celular, mas sem qwerty dá até raiva. tô indo morar na alemanha e já vi que encontro por 95 euros um E61 pós-pago. só tenho que ver se consigo configurar acentuação brasileira nele…

    mais um pergunta: rola multi-tarefa nele?

    (desculpe a encheção)

  • Ronaldo says:

    O IM+ não é o melhor, eu gosto mais do AgileMessenger, mas este último é caro demais (até pouco tempo era subscrição anual para piorar). Com os alertas desabilitados e um teclado QWERTY, várias conversas simultâneas são tranqüilas.

    Sobre multi-tarefa, rola sim, mas não é bom abusar porque se um programa demora demais o kernel mata o programa e isso deixa o celular instável até você reiniciar. Mas eu já rodei cinco ou seis programas ao mesmo tempo e alguns são espertos o suficiente para se suspenderem sem dar problema. É possível ouvir música, navegar, ler e-mail e jogar ao mesmo tempo. :-)

  • Opa Ronaldo!

    O preço dele é muito salgado para o que oferece. Mas se for possível portar programas linux pra ele, ficará interessante!

    Não, não quis te pegar não. É que a descrição da tua entrada está dentro do perfil de usuários do Foleo. Fazer anotações e edições, confortavelmente, longe da sua máquina principal (note ou desktop)!

    []’s

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading E61 e mobilidade at Superfície Reflexiva.

meta