Falta de criatividade

June 5th, 2007 § 3 comments

The Freelancer’s Toolset: 100 Web Apps for Everything You Will Possibly Need é uma excelente listas de aplicações Web (2.0) para profissionais autônomos com necessidades múltiplas e com relativamente pouco dinheiro.

Ignorando o mérito da lista, entretanto, faça uma experiência: escolha uma categoria qualquer na lista e abra todos os sites da mesma. Depois, compare os designs dos sites e veja se não são quase a mesma coisa. É uma falta de criatividade extrema. Tudo bem que sites com o mesmo propósito tendem a ser parecidos. Mas quando o que muda é uma coisinha ou outra, alguma coisa está errada.

§ 3 Responses to Falta de criatividade"

  • Denniscs says:

    Parece mesmo que a maioria copia os conceitos básicos da 37signals ou do Google…

  • A falta de criatividade, certamente, seria um dos motivos. Por outro lado, temos o “vamos fazer igual para não arriscar”. A “igualdade” também pode facilitar (??) a aquisição de usuários do concorrente. Se alguém está acostumado com um método de trabalho, é comum colocar empecilhos se a metodologia for diferente.

    Acho que acontece com qualquer interface. Uma interface linguagem. Ah. lisp é muito complicada para trabalhar com aqueles parênteses. Um ambiente Smalltalk é muito complexo. O programa não tem ‘main()’.

    Felizmente a criatividade é algo que ainda existe. Enquanto muitos ainda brigam pelo gimp vs photoshop para brincar com as fotos (ambos são relativamente parecidos), achei o LightZone um ótimo programa para a maioria das situações normais. No primeiro instante, a curva de aprendizado pode parecer maior mas, basta um pequeno esforço para descobrir que foi um engano. Sim, um fluxo de trabalho diferente mas com uma curva de aprendizado muito suave.

    O mesmo acontece com outros programas que tenho visto. Mas a grande maioria é uma espécie de clone.

  • Ronaldo says:

    Dennis, foi isso o que eu achei. Coisa sem graça.

    Guaracy, bem pensada essa questão de facilitar uma eventual compra pelo concorrente. Eu não tinha me tocado para isso.

    Essa clonagem parece ser um hábito persistente na indústria. Aqui no Brasil, o pessoal já está usando a desculpa de que o site a ser clonado não suporta português, o que minimiza a culpa. Eu até entendo a necessidade de disponibilização, mas não usar a oportunidade para fazer algo incremental é um pecado. :-)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Falta de criatividade at Superfície Reflexiva.

meta