O problema da banda larga

June 20th, 2007 § 1 comment

Falando em banda larga e traffic shaping, via Boing Boing vem um relatório sobre a situação do mercado de banda larga nos EUA que, pelo texto, é comparável ao mercado brasileiro: pouca disponibilidade, preços altos e monopólios extensos.

Em lembro que no BarCamp Sampa, um participante que era alemão estava falando sobre a situação da banda larga na Alemanha como um assunto pertinente aos mecanismos regulatórios do governo. É aqui que está a chave para a solução de qualquer problema. Mercados tendem a se equilibrar automaticamente em área de máxima demanda se existem provisões contra práticas anti-mercado.

A situação no Brasil não será resolvida pelo fim do traffic shaping–provavelmente é justamente o contrário–e sim pela conscientização dos próprios usuário no sentido de uma cobrança maior do governo.

Onde eu moro, por exemplo, a única opção é a NET. Sendo assim, estou obviamente sujeito ao que eles quiserem cobrar e tenho que cumprir qualquer medida arbitrária para não perder o “privilégio”. Existe demanda, mas existe retenção por parte do governo.

Reclamar por um problema menor, sem entender suas causas e pensar em soluções melhores infelizmente não vai fazer muita diferença.

§ One Response to O problema da banda larga

  • Karla says:

    Olá Ronaldo.

    Estou procurando um desenvolvedor com conhecimentos de SCORM. Vc teria alguem pra me indicar?

    Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading O problema da banda larga at Superfície Reflexiva.

meta