Antecipação

August 7th, 2007 § 25 comments

Estou substituindo meu confiável HP nx9030 por um MacBook 13″. O bichinho já está a caminho e eu já estou empolgado.

Eu fiquei na maior dúvida entre comprar um MacBook e um PC relativamente high-end–considerando o preço e características–porque já estou acostumado com o Linux e com certeza vou sentir falta do apt-get no Ubuntu do notebook.

Aliás, contando com o MacBook, vou passar a usar quatro sistema operacionais com freqüência mais ou menos constante: Ubuntu Linix, Windows XP, Windows Vista (conta como outro sistema de tão diferente) e o Mac OS X. Desses quatro, o único que eu não havia usado ainda é o Mac OS, embora tenha brincado um pouco com a versão anterior do mesmo nos idos de 1997, quando ele ainda não era um BSD.

Vamos ver o que acontece. Obrigado ao Dennis Schwartz e o Leonardo Marques pelas dúvidas esclarecidas. A culpa é deles. :-)

§ 25 Responses to Antecipação"

  • Nando Vieira says:

    Vou pegar o meu em breve… estou só na dúvida se espero o Leopard ou não…. :/

  • Ronaldo says:

    Eu não consegui esperar, até porque já tinha vendido o meu outro notebook. Se o Leopard for bem recebido, eu troco. Caso contrário, mantenho. Sistema operacional novo e mais uma troca rápida, sei lá. :-)

  • Nando Vieira says:

    É, eu sei… estou quase pensando em uma troca! :)
    Não estou conseguindo me segurar para comprar… hahuhauauhua

  • C.E. Lopes says:

    Uso o Mac OS X já há alguns anos. Nunca fui tão produtivo no Linux. No Windows então nem pensar. A grande sacada do Mac OS X é o Parallels (comprado a parte, claro) pra poder rodar o Windows se precisar. Eu estou rodando Win 2003 server numa sessão de parallels pra poder estudar pra uma certificação de SQL Server 2005 (não por escolha própria por sinal).

    Você vai gostar muito.

    Só estou espantado porque, que eu saiba, os preços de macs no Brasil são proibitivos!!!

  • Ronaldo says:

    Eu já estou de olho no Parallels. Eu rodava o VMWare no Ubuntu e sempre gostei muito. Fiquei uma vez locado em uma empresa trabalhando dois meses debaixo do mesmo com Windows. Bom demais para enganar o firewall também. :-)

    Sobre o preço, caiu bastante Submarino e Americanas estão vendendo o modelo básico por 4K e modelos mais avançados por 6K-8K. Com importadores, você consegue por até 3,2K que é o preço de um Dell “relativamente” equivalente.

  • Daniel says:

    Cara, fizestes uma ótima escolha! No Mac uma coisa que eu brincava era com o ports, só para matar a saudade do apt-get e na verdade até baixar um pouco mais o nivel, fazer uns hacks para compilar coisas por baixo de toda aquela interface tem outro sabor. :-)

    E mais né, sempre tens os Parallels da vida para rodar qualquer SO que imaginares no Mac OS, o pessoal lá do geek42 testou e chegou a comprar licença do parallels, disseram que o negócio é muito bom mesmo. Agora tem esse novo ai da mesma que faz a VMWare, o Fusion, mas dai já não sei muita coisa.

  • Ronaldo says:

    Não sabia do ports. Bom saber que existe algo assim para o Mac. Vou precisar aprender um monte de coisas novas, imagino. Isso é bom. :-)

    Eu vi um demo do VMWare Fusion e achei impressionante. O pessoal me falou que a performance do Parallels sofre um pouco com 1GB de memória e eu quero comparar–até porque gosto muito do VMWare.

    O próximo agora, se e quando baixar o preço, é um iMac. :-)

  • Walter Cruz says:

    Eu tb usei o MacOS antes do OS X.. Pow tudo mundo de Mac :)

  • Ronaldo says:

    Hehehehe. A moda está pegando. É o hype do Ruby on Rails. :-)

  • Juarez Filho says:

    Um Mac… Meu sonho de consumo que está quase chegando também… Estou esperando o fim de ano para me apossar de um! =]
    Agora deixa eu voltar a estudar Rails senão o professor puxa a orelha! =]
    Abraços Ronaldo.

  • Ronaldo says:

    Presente de natal fino. 😛 A propósito, puxo mesmo. :-)

  • TaQ says:

    Esse povo ficando tudo chique. :-)
    O dia que eu tiver um sobrando aqui, eu compro um Mac, sempre achei as coisas da Apple muito chiquetosas. Mas não deixaria de lado o meu GNU/Linux né. 😉
    Tava falando com um amigo hoje … se eu comprasse um Mac, eu ia querer “desmontar” o OSX, ver se dava para compilar kernel, essas coisas, não ia dar coisa que prestasse ehehe. 😉

  • Um dia (breve) pretendo comprar um Mac pra ver se a diferença é tão grande quanto vejo falar por ai…. enquanto isso aguento-me com meu Semprom64 e Win XP/Ubuntu mesmo.

  • Ronaldo says:

    Ah, TaQ, considerando que o preço de notebooks um pouco mais parrudos ainda está alto, o MacBook está até com um preço bom para o que se diz sobre ele. Vamos ver se ele sobrevive ao hype comigo. Eu ainda vou continuar usando bastante o Ubuntu, embora o maledeto do Windows ainda seja uma necessidade constante.

    Eu confesso que não sou muito de fuçar. Eu compilo o que preciso quando tenho necessidade, mas nunca compilei o kernel, por exemplo. O Ubuntu tem muito a ver com isso, por sinal. Mas quero ver o que acontece no Mac OS X. Pelo menos o Emacs eu ainda vou compilar. :-)

    Aguinelo, eu quero ver isso também. Todo mundo fala bem do bicho, mas eu só acredito vendo. :-)

  • Ronaldo,

    Meus parabéns. Garanto que você fez a escolha certa! O único detalhe é que, depois de usar o Mac OS, acho muito improvável que você gaste algum tempo no Linux ou no Windows. A menos que você tenha que desenvolver em alguma plataforma específica para Windows. Nesse caso o Parallels realmente é legal.

    O meu notebook é um PowerBook e, para rodar o Windows, acabo usando o VirtualPC. A performance é sofrível, mas é raríssimo eu ter que entrar no Windows. Portanto, não chega a ser um problema.

    Recentemente minha esposa comprou um iMac desses novos, com chip da Intel. É um monstrinho de 24 polegadas maravilhoso. Nesse eu instalei o Parallels, com Windows XP e o funcionamento é excelente. Extremamente rápido em todos os sentidos.

    A produtividade na plataforma Mac é insuperável. Tudo funciona bem o tempo todo. É extremamente intuitivo e integrado. A satisfação de uso é muito, muito grande. Você só tem que se preparar para uma coisa. Na minha opinião, é um caminho sem volta. Depois de usar um Mac, voltar a usar outros computadores e outras plataformas é muito complicado. A sensação de perda é brutal.

    Bem-vindo ao mundo dos Macs! :-)

    Grande abraço, Vinícius Teles.

  • Todo mundo que eu conheço tá comprando Mac… menos eu :-(
    Acho que vou vender o meu Vaio e comprar um Mac tb :-p

    Parabéns pela escolha, tenho certeza que não vai se arrepender(até hoje não conheço ninguém que se arrependeu)

    Abração!

  • Ronaldo says:

    Opa, Vínicius! Valeu pelo comentário: a minha consciência de geek fica até aliviada. :-)

    Eu realmente preciso usar o Windows em uma base muito regular, já que eu desenvolvo para empresas com plataformas complexas nesse sentido, com muito ASP, .NET, e toda a parafernália necessária. Quando a tarefa é simples, eu uso o VMWare mesmo para não sair do Linux; mas, quando preciso ficar dias ou semanas no mesmo projeto, prefiro o pacote completo mesmo e às vezes tenho até que rodar outras versões do Windows em VMWare na mesma máquina para testar interações complexas.

    Mas agora, indo para o Campo de Distorção do Steve Jobs, é capaz de morrer tudo o que é Windows. :-)

    E aí, Rafael! Vaio também é mucho bono. Os que eu usei–alugados ou por empresa–eram umas senhoras máquinas, principalmente depois de uma adição básica de memória. São bem carinhos, porém–não que Macs não sejam, é claro.

  • Denniscs says:

    Parabéns pela escolha!
    E no que precisar, tamos aí…

  • RoadHouse says:

    Ronaldo,

    Engraçado né como tem MUITA gente (principalmente geek e afiliados) que tá migrando pra mac, eu mesmo comprei o meu a duas semanas atras, o mesmo macbook que vai chegar para você e eu confesso que ainda estou bem “deslumbrado” com a máquina (até porque é o meu primeiro notebook de verdade e novo) e tem ainda aquele impacto de quase nada que você conhece de windows funcionar né (tipo atalhos de teclados e coisas assim) mas a máquina é linda e tem sempre aquele fator WOW, sempre aparece alguém aqui pergunta se esse notebook branco é “aquele tal de mac né?”

    Quanto a performance tem um problema com a quantidade de memória (o que eu comprei veio com 512) para coisas básicas OK, mas como você disse que usa um bom de coisas recomendo com todas as forças fazer um upgrade (estou agendando o meu)

    É isso basicamente é uma máquina excelente e bonita, como todo mundo disse você não vai se arrepender.

  • jao says:

    Ae Ronaldo, parabéns, você, muito provavelmente, sentirá uma diferença absurda no começo, o Mac OS X é muito gostoso de usar depois que se acostuma.

    E o port vai suprir grande parte da sua vontade de usar o apt-get, porém ele tem muito menos coisas, obviamente.

    O problema básico é que você não vai mais conseguir usar muito o windows depois, principalmente o vista com suas pesadas tentativas de expose e afins.

    Uma coisa legal é usar parallel + fusion, mas eu te aconselho a largar mão dos aplicativos de windows e seguir o caminho ‘true’ 😉

  • Lorn says:

    Ae Ronaldo, parabéns pela aquisição :)
    Estou com o meu a 3 meses e não o que reclamar, já travou algumas vezes mas digamos que foi culpa minha 😛 recomendo que você pesquise sobre o Macports e o fink ( esse ultimo mais parecido como seu conhecido apt-get, o Macports é mais “gentoo” baixa o source e compila, mas tudo funciona ).
    Boa sorte, qualquer duvida na “migração” Linux -> MacOSX estamos ai …

  • Ronaldo says:

    Opa, Dennis! Valeu demais. :-)

    RoadHouse, hoje eu me peguei pensando na confusão que eu vou arrumar com Windows, Linux e Mac depois que a máquina chegar. Tenho que estabelecer uma boa rotina de backups, inclusive.

    Sobre o fator WOW, já estou sentindo na expectativa. Até a esposa já está rindo da minha cara porque fiquei parecendo um menino. :-)

    Eu comprei o meu com 1GB justamente para não ter problemas no começo. Mas já estou olhando com cobiça dois módulos (1GB/2GB) porque o Core 2 Duo, apesar da recomendação da Apple, chega a 3GB úteis.

    Jao, eu quero provar é a veracidade da usabilidade da máquina. Se bem que, acostumado com os probleminhas ocasionais do Linux, duvido que vá ter problemas. :-)

    Eu nunca fui de customizar muito o Windows, mas meu Linux era pesadamente modificado–com exceção do kernel que eu nunca mexi.

    Agora, o Fusion é mucho loco. Fiquei de cara com o vídeo.

    Lorn, valeu pela força. Se tiver dúvidas, vou mandar mesmo. Eu não conheço absolutamente nada dos softwares que existem no Mac–com exceção é claro dos mais famosos.

  • Neto Cury says:

    heheh legal hein, haja memória (sua) pra guardar tantos OS diferentes!
    Abração e boa sorte com o novo brinquedinho.

  • Ronaldo says:

    Pois é. E tem o Windows Vista que mudou tudo de lugar. Estou mais perdido do que cego em tiroteio. :-)

  • […] fato é que o mundo todo vive um forte migração para os Mac e no Brasil pelo menos o pessoal mais informado está mudando também, vamos ver quantas décadas os brasileiros vão levar para entender […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Antecipação at Superfície Reflexiva.

meta