Preview do Ruby IDE da CodeGear

August 14th, 2007 § 3 comments

Via lista rails-br, um vídeo preview do IDE para Ruby e Ruby on Rails da CodeGear (Borland).

Decepção seria a palavra que melhor descreve o vídeo, considerando que o IDE mais parece um rip-off do Aptana/RadRails. Tudo bem que qualquer um é livre para criar algo sobre o Eclipse, mas eu esperava mais da Borland–na verdade, eu esperava algo na linha do NetBeans mas focado especificamente em Ruby. A Borland sempre foi uma líder nessa área, mas o que parece é que a pressa de colocar algo em produção está motivando a versão do vídeo. O Eclipse é um excelente IDE, mas o JBuilder baseado no mesmo é muito inferior às versões anteriores (na minha opinião, é claro).

Espero que saia alguma coisa boa daí, embora o Aptana provavelmente leve uma vantagem final considerando o preço usual das ferramentas da Borland.

§ 3 Responses to Preview do Ruby IDE da CodeGear"

  • Eu também me decepcionei com o que vi no vídeo. Estou utilizando o NetBeans com o plugin do Rails e estou muito satisfeito com a produtividade. No vídeo não percebi nenhuma funcionalidade que não exista no netbeans, e como a ferramenta da CodeGear deve ser proprietária…

    Novamente a CodeGear sai atrasada no lançamento da ferramenta, como acontece com a linha para dotNet, onde o VS está sempre com a versão mais recente do framework.

    Talvez existam novas funções ainda não apresentadas, como o desenvolvimento de interfaces no estilo RAD, como acontece com o Delphi for PHP.

    Sou desenvolvedor Delphi e estou aprendendo ROR, por isso tinha uma boa expectativa, mas acredito que o NetBeans tende a se fortalecer, principalmente pelo suporte a JRuby.

    Falow

  • Pra ser sincero nunca gostei de Delphi e de nenhum produto da Borland, apesar de ser desenvolvedor PHP odiei o Delphi for PHP, da pra ver a gambiarra de longe… mas tudo bem…. cada um com seus gostos, no momento estou com o RadRails e ja experimentei o Aptana e gostei…. vamos ver mais pra frente o que aparece….

  • Ronaldo says:

    Flávio, eu realmente espero que eles tenham mais funcionalidade do que mostraram porque como você disse ela está bem atrasada.

    A Borland sempre foi muito boa em fazer o que os outros julgam impossível. Quando criou o Delphi, ele era realmente o melhor ambiente RAD já criado e até o pessoal do Smalltalk que criou a idéia ficou com vergonha. :-) Vamos ver. Eu não testei o Delphi for PHP e até agora não vi uma pessoa falar bem dele.

    O NetBeans, se incluir todo o refactoring que estão prometendo, pode me fazer muita gente abandonar o RadRails.

    Aguinelo, eu já permaneço um fã eterno. Eu mexi muito com o Delphi e bem fundo no IDE. Isso me deu uma noção muito grande do esforço e do gênio do pessoal da Borland ao criar uma ferramenta verdadeiramente extensível. Mas, ultimamente, está decepcionando. Depois da venda da divisão de desenvolvimento, acho chegou o fim de uma era.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Preview do Ruby IDE da CodeGear at Superfície Reflexiva.

meta