Balanço cultural de outubro

November 1st, 2007 § 0 comments

Outubro foi um mês de recuperação, algo que rendeu um pouco mais de oportunidade para leituras e filmes. Algumas séries que assisto também voltaram, o que permitiu um pouco de diversão nas horas que eu não podia fazer mais do que ficar sentado.

O resultado de outubro foi o seguinte:

  • 5 livros
  • 5 filmes
  • 14 episódios de séries

Nos livros, comecei o mês com dois clássicos da ficção científica: When Worlds Collide e After Worlds Collide. Escritos na década de 30, os livros estão bem datados em termos científicos mas oferecem uma diversão sólida para quem gosta do gênero. O mais interessante foi comparar o estilo da literatura da época para o que temos hoje. Não que eu seja um purista, mas há um certo prazer em ler um livro com valores mais objetivos e, no bom sentido, familiares.

Segui o mês com a leitura de Maelstrom, de Petter Watts. Esse é o segundo livro na sua trilogia sobre um vírus pré-histórico, extremamente mortal que reaparece quando, em um futuro próximo, humanos são forçados a explorar termais no fundo do mar para suprir as demanda energéticas de uma sociedade distópica. O livro não é tão sólido quando o primeiro, mas o estilo de Watts é suficiente para manter o interesse alto na maior parte do livro.

Em seguida li Ventus, de Karl Schroeder. O livro é uma deliciosa mistura de um romance medieval com uma space opera onde se misturam steampunk e nanotecnologia. O livro está sendo distribuído gratuitamente pelo autor e vale a leitura.

Finalmente, reli Stardust em função do filme. Como sempre, Gaiman fornece horas de pura diversão e magia.

Nos filmes, o já citado Stardust, do qual gostei bastante e os blockbusters de praxe: Spiderman 3, Resident Evil 3, e Zodiac. Nenhum deles suficiente para despertar muito interesse. De bom mesmo, além de Stardust, só Fracture que, apesar do final, tem Anthony Hopkins.

No próximo mês, mais livros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Balanço cultural de outubro at Superfície Reflexiva.

meta