Primeiros tiros na segunda guerra mundial dos navegadores?

November 1st, 2007 § 3 comments

E parece que a coisa está esquentando mesmo. Depois dos primeiros dois textos pelo Chris Wilson (Microsoft) é a vez de Brendan Eich responder com uma carta aberta consideravelmente pesada onde ele acusa Wilson de estar propagando falsidades sobre os eventos acontecidos no processo de aprovação da nova especificação do ECMAScript, que a Fundação Mozilla espera usar como base do JavaScript em sua próxima versão.

Sam Ruby, ao mesmo tempo em que cita o que Eich está falando, dispara um tiro nada sutil na direção da Microsoft. O comentário de Ruby é como o tratamento do alvo primário (don’t break the Web) varia entre as duas companhias. Acho que isso é bem óbvio, mas vale a pena repetir de quando em quando uma lembrança do assunto para evitar mais sete anos de estagnação.

Os próximos passos nessa arena serão bem interessantes, embora eu ache que a Microsoft dificilmente ficará para trás dessa vez considerando o interesse em interfaces ricas e a virtual necessidade de JavaScript para rodar essas interfaces. O que pode acontecer, e que deve ser evitado a todo custo, é uma fragmentação da linguagem a exemplo da divisão JScript/JavaScript (entre outras). Nesse aspecto, a carta de Eich, ainda que forte, é necessário.

§ 3 Responses to Primeiros tiros na segunda guerra mundial dos navegadores?"

  • […] Superfície Reflexiva » Primeiros tiros nas segunda guerra mundial dos navegadores? E parece que a coisa está esquentando mesmo. Depois dos primeiros dois textos pelo Chris Wilson (Microsoft) é a vez de Brendan Eich responder com uma carta aberta consideravelmente pesada onde ele acusa Wilson de estar propagando falsidades sobre os eve (tags: logbr.reflectivesurface.com 2007 mes10 dia2 desenvolvimento_web javascript javascript2) […]

  • Luiz Rocha says:

    O post da Shelley sobre o assunto e o resumo do Sam Ruby sobre o assunto também são leitura obrigatória. Inclusive os comentários em ambos, onde entre muitos o Brendan Eich dá seus pitacos.

  • Ronaldo says:

    Boa indicação. A Shelley sempre é bem apaixonada quando discute essas questões mas levanta bons pontos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Primeiros tiros na segunda guerra mundial dos navegadores? at Superfície Reflexiva.

meta