BlogCamp MG VI

November 18th, 2007 § 3 comments

O segundo dia do BlogCamp MG começa com uma nota bem melhor. Cheguei relativamente cedo e várias discussões começaram espontaneamente em torno da mesa de café.

Uma delas começou com monetização, ironicamente, mas evolui bem rápido para outros assuntos passando pela necessidades dos blogs moleque–com vários exemplos interessantes de pessoas que estão em um misto de escrever por prazer e atender a uma necessidade pública. A discussão depois seguiu para a diferença entre blogs como formato e blogs como atividade, algo que para mim, é fundamental para compreensão de todo o movimento que vem acontecendo nessa área dos últimos anos.

Depois disso, conversou-se um pouco sobre a necessidade de uma evolução tecnológica nas ferramenta. Eu, que acho que precisamos de uma nova revolução nessa arena, me lembrei do trabalho de Ted Nelson que, infelizmente, nunca se concretizou.

Daí para a frente, como em um bom “camp”, a conversa se dividiu e está rolando em múltiplos pontos agora. Se continuar assim, o dia deve ser bem mais interessante.

O que continua a me espantar é como as pessoas esperam receber remuneração sem fazer o mínimo esforço para entrar ou criar um mercado necessário. Eu hesito em classificar esse tipo de atitude, mas não me parece, de forma alguma, um pretensão ideológica. E se não é ideológica, a única alternativa seria classificar com ingenuidade.

Aliás, o Sérgio postou uma crítica muito boa do processo de micro-blogging. Mais sobre isso assim que eu tiver algum tempo.

§ 3 Responses to BlogCamp MG VI"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading BlogCamp MG VI at Superfície Reflexiva.

meta