BlogCamp MG VII

November 18th, 2007 § 0 comments

Discussão nova interessante: como lidar com informações incorretas em um blog que podem eventualmente resultado em uma necessidade de correção ou retratação? Em comparação com a mídia tradicional, onde existem certos mecanismos para a retratação, em blogs a situação é bem diferente.

Existe até uma razão técnica para isso que é a falta de controle da reprodução da informação. Em blogs, a situação acaba saindo do controle direto pela duplicação autorizada ou não através dos diversos mecanismos de agregação.

Além dessa razão, existe também a questão de que a forma de leitura de blogs (ou Web em geral) é completamente diferente da mídia comum. Enquanto os mecanismos tradicionais permanecem em termos de alcance, em um blog eles variam enormemente com o formato e tempo (anarquismo controlado).

Atualização: Não esquecendo que é necessário porque, de outro modo, seria irresponsabilidade.

Atualização: Pensando também na responsabilidade que existe não sobre os textos publicados, mas também sobre os eventuais comentários e referências ao texto original.

Atualização: O assunto evolui para uma possível necessidade de consultoria jurídica para blogs. Isso é muito importante atualmente (mesmo que não para a maioria dos blogs, longa cauda aqui) porque o impacto está aumentando. Vide o impacto que os blogs tiveram na queda de senadores americanos e seu impacto em movimentações políticas ao redor do mundo. Isso entra também na questão de copyrights (aliás, artigo excelente sobre essa última questão via Boing Boing).

Atualização: Interessante. Segundo comentários agora, um advogado está ganhando um caso representando um blog como mídia. É claro que isso pode ou não pegar, até por questões de jurisprudência. Comentário agora: no Brasil há uma necessidade de dezenas de casos para afirmar precendente e mesmo assim as instâncias inferiores podem diferir. Lu Monte está falando sobre súmula vinculante: uma nova resolução superior que consagra a jurisprudência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading BlogCamp MG VII at Superfície Reflexiva.

meta