Minas on Rails: o trem está rolando!

December 1st, 2007 § 9 comments

Com uma hora de atraso, estamos felizes em começar o Minas on Rails ’07. Como sempre, aventuras na hora de organizar que render histórias engraçadas depois. A primeira palestra está rolando, com o André Fonseca, falando um pouco sobre o Baú de Arquivos e como o Rails facilitou o processo de desenvolvimento do mesmo.

Atualização: Primeira palestra apresentou bem o Rails e agora estamos na segunda palestra com o TaQ, falando sobre o Ruby (passado, presente e futuro). Boa seqüência à anterior para familiarizar o pessoal com o que o Ruby oferece para depois falar de coisas mais complexas.

Atualização: TaQ: Tio, faz assim. Coisa de paulista. :-)

Atualização: Terceira palestra do dia com o Eduardo Rocha, do O Curioso, um site relacionado ao Orkut (salva os scraps permanentemente) usando Rails pesadamente com crawler, dezenas de processos, etc. O caminho de upgrade foi interessante e mostra que o Rails consegue evoluir tranqüilamente. Interessante as configurações: 20 mil usuários com 1×4 Xeon + 2GB, o que é modesto. Hoje são 400 mil usuários com máquinas não tão enormemente maiores.

Atualização: Quarta palestra começando sobre JRuby. Diógenes Araújo dando uma revista no assunto falando sobre o que está acontecendo, o que vai acontecer e como desenvolvedores Java e MRI podem se aproveitar do JRuby. O JRuby está se movendo em um passo muito rápido o que é muito bom.

Atualização: Quarta palestra começando com o Rafael Apocalypse falando sobre design Web com o padrão MVC e como lidar com programadores e designers ao mesmo tempo sem comprometer a qualidade final do produto. A próxima é a minha. Medo.

Atualização: Acabei minha palestra e depois fui levar o TaQ em Confins. Pela resposta da aduiência dá para melhorar bastante coisa antes da próxima apresentação. Esperado, é claro. Perdi a palestra seguinte, de TDD, e agora está rolando a palestra do Vinícius sobre o projeto Lucidus.

Atualização: O projeto Lucidus é um exemplo muito interessante de XP + Rails em grande escala. Ainda não havia visto a apresentação do mesmo e ver o processo aplicado em detalhes em uma empresa grande versus equipe grande é bem positivo.

Atualização: Palestra do Vinícius terminando, com bastante questões. Muito positivo. Agora falta somente o último passo nessa longa caminhada. :-)

Atualização: Palestra do Carlos Júnior começando falando sobre REST e Rails.

Atualização: Com o evento terminando, já dá para notar bastante coisa que fizemos certo e bastante coisa que fizemos errado. Marinheiros de primeira viagem, acho que até conseguimos executar bem. Resta saber a reação do pessoal depois. :-)

Atualização: Última palestra concluída. Evento basicamente terminado só com um tempo aberto para perguntas e respostas com os palestrantes.

§ 9 Responses to Minas on Rails: o trem está rolando!"

  • Iury Ramos says:

    acabei de voltar do evento, e parabéns!
    estava com um amigo newbie em Rails e ambos aproveitamos bastante
    parabéns em especial ao TaQ, o cara é o cara
    e ao vinícius pela luz em XP que a muito tinha curiosidade sobre
    ano que vem tentem trazer o Akita =]

    PS: ah, e obrigado pela hospedagem vitalícia no RailsPlayground ;P
    vou fazer bom proveito

  • […] na lista rails-mg. O evento comeou com uma alfineta engraadssima ao Cake PHP, o Ronaldo ficou blogando ao vivo e o Open Talk final foi descontrado e […]

  • Bruno Souza says:

    Ótima iniciativa. Vocês todos estão de parabéns!
    Eu fui para conhecer o Ruby on Rails, e gostei muito do que vi. As palestras foram ótimas.

    ps. cobertura AO VIVO! bão d+! rs

    Grande abraço,
    Bruno Souza

  • Ótimo!
    Estão de parabéns! Um ótimo evento! Não sabia nada de Ruby nem Rails, o evento abriu muitas portas pra mim!
    Não pude ficar para ver a última palestra mas tava perfeito!

    A apresentação de início (do CakePHP foi ótima! super original!) foi perfeita! Ainda mais com aquela música do Linkin Park & J-Z! Hehehe…

    Esperamos outro evento sobre Ruby & Rails!!!

    A sua palestra e a do TaQ foram ótimas!

    Abraços!

  • Janio says:

    Parabéns pelo evento!! realmente muito bom, pra ser sincero só não gostei do modo que foi repassado o mvc com design, espera ver views models e controlers do Rails… ps, os exemplos foram todos eh Php

  • Ronaldo says:

    Iuri, obrigado pelo feedback. É sempre bom saber que as pessoas ficaram satisfeitas.

    Bruno, valeu, cara! Esperamos que você aproveite bastante o seu aprendizado futuro de Ruby e Rails. :-)

    Lucas, obrigado duplamente: pelos elogios ao evento e pelos elogios à minha palestra. Espero que tenhamos convencido você a experimentar o Ruby e o Rails. Quanto à apresentação do Cake, só esperamos que ninguém apareça para nos matar. :-)

    Jânio, obrigado pela presença! Sobre a palestra de MVC, como o Rafael é designer e pela própria afirmação não programa diariamente, acho que valeu o conteúdo geral que foi muito interessante.

  • @Ronaldo:
    Que nada! As palestras foram ótimas mesmo!
    Vou experimentar o Ruby e o Rails sim! Só estou esperando minha BL chegar (infelizmente onde moro nao tem…), aí mudo de vez para Linux e mando ver no Ruby!!!

    Grande Abraço!

  • Uma pena não poder ter ido, apesar de ter me inscrito, espero que este seja o primeiro de muitos. Quem foi me falou que foi muito bom, a propósito, qual foi a piadinha sobre o cakePHP? hhehe

  • […] isso) foi legal! Tô brincando hein Rafael?! Muito boa a palestra mesmo! Mas, como disse o Janio no blog do Ronaldo: “-(…) pra ser sincero só não gostei do modo que foi repassado o mvc com design, […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Minas on Rails: o trem está rolando! at Superfície Reflexiva.

meta