Cinco sinais de que alguém é um zelote

December 5th, 2007 § 7 comments

Ninguém gosta de zelotes. Zelotes não acrescentam à discussão; antes, eles escondem a discussão atrás de justificativas suaves que parecem dar abertura à posição contrária mas sem realmente permitir qualquer diferença de opiniões. Em tecnologia isso é tão comum que as pessoas consideram normal–e até visto como um sinal de paixão em muitos casos–mas qualquer excesso é detrimental.

Cinco sinais de que alguém é um zelote:

A pessoa tem um foco único

Ela não consegue se afastar do único tópico que aprova. Pode até citar outros, mas as comparações são sempre desfavoráveis, para provar como sua posição é a melhor, como é possível fazer tudo o que o outro faz com o que você possui. Zelotes não entendem que existem múltiplas soluções e sentem medo de que seu domínio do problema fique obsoleto.

A pessoa faz afirmações abrangentes sem qualificação

Zelotes adoram dizer que algo é bom porque é bom e pronto acabou. Não existem comparações e qualquer um que uso a outra opção é porque ainda não viu a única e verdadeira religião. Se alguém afirma o contrário, montanhas de informação são recuperadas para provar que o outro lado está intoleravelmente errado, mas a informação é sempre voltada para provar um único lado sem considerar qualquer outra posição.

A pessoa cita textos fora do contexto

Zelotes adoram pegar partes de algo que foi escrito e citar fora de contexto para dizer que seu ponto está sendo provado. Não importa se o resto da informação contradiz o que estão falando. Para isso, há sempre um jeito de não citar a fonte original deixando a informação mais difícil de categorizar.

A pessoa adota um ar de humildade ao falar do outro

“Eu também usei, recomendo, aliás recomendo todos. Não é que o meu seja melhor”, é uma frase comum de um zelote. Só que na verdade, o outro lado nunca é visto. O zelote sempre vai arranjar uma desculpa para “provar” que o seu é melhor.

A pessoa só se engaja em discussões para defender suas posições

Um zelote nunca contribui para uma discussão acrescentando características positivas do lado contrário. Sempre que ele está em um discussão é para afirmar mais um ponto do que ele acredita mesmo que ele não esteja sendo atacado em qualquer forma. Na verdade, ele vê qualquer discussão como um ataque já que não tem confiança. Uma desculpa freqüente é dizer que é um evangelista do objeto em questão

E um bônus:

A pessoal começa a falar na terceira pessoa do singular

Zelotes adoram dar um ar majestoso às suas declarações. E nada mais “belo” e “importante” do que falar na terceira pessoa como se você fosse mais do que uma pessoa. Eu não sei dos outros, mas qualquer declaração me terceira pessoal já tira qualquer possibilidade que eu escute a pessoa com seriedade. E quem gosta de terceira pessoal geralmente gosta também de títulos esdrúxulos.

Eu realmente não tenho muita tolerância com zelotes e não quero me tornar um. Se um leitor perceber algo assim, pode puxar a orelha. Paixão é bem-vinda, necessária, mas não sob a desculpa de que o resto é ruim por definição. Se é, prove. Eu também.

§ 7 Responses to Cinco sinais de que alguém é um zelote"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Cinco sinais de que alguém é um zelote at Superfície Reflexiva.

meta