Rails ou Django? Rails e Django!

December 7th, 2007 § 6 comments

Os dois frameworks irmãos, Django e Rails, receberam recentemente sua dose de atenção da revista Info. O mais interessante é que, nos dois casos, o Python e o Ruby foram considerados os pontos fracos dos seus respectivos frameworks.

Embora eu não tenha lido as matérias na íntegra, eu imagino que os autores das mesmas tenham pensando em ter que aprender uma linguagem nova como o ponto fraco e não nas linguagens em si como algum problema. Novamente, não posso dizer se os autores são programadores mas, se não forem, também é possível entender porque chegaram a uma conclusão assim.

Negativismo à parte, eu acho interessante a atenção que novas linguagens estão recebendo, principalmente as dinâmicas. O fato de que as linguagens são consideradas um problema é mais uma reflexão do mercado do que da realidade de uso das mesmas. Qualquer programador que valha metade do seu cargo sabe que aprender novas linguagens é essencial para sua permanência no mercado, mesmo que ele vá usar uma delas na maioria do tempo.

A proximidade das matérias me leva a crer que a consciência do Rails, Ruby, Django e Python está crescendo como nunca. Quando matérias desse tipo se tornam mainstream, não demora muito para que se filtrem também para o topo da escala decisória.

O que fica, pelo menos como eu considero a questão, é uma lição para programadores Web. Aprender somente Ruby ou somente Django pode ser menos trabalhoso mas aprender os dois provavelmente faz bem não só para sua carreira em termos de crescimento técnico como também em termos de mercado.

§ 6 Responses to Rails ou Django? Rails e Django!"

  • Estou louco pra aprender tanto python quanto ruby. Só não sei o que vou fazer com essa falta de tempo que não deixa eu me dedicar a isso…

    PS.: Tu não te confundiu no Título? Não seria “Ruby e Python” ou “Rails e Django”? Mas são detalhes.

  • Ronaldo,

    É justamente por isso que deixei de acompanhar essas revistas, pela superficialidade, aparente “ignorancia” e ao constante atraso em relação ao que está acontecendo.
    Lógico que mesmo com a pobre reportagem, vai chamar a atenção de muita gente que vai ver Django e Rails como alternativas reais.

  • Neto Cury says:

    Pronto, já estou até ouvindo o debate no pãodecast 😀

  • Ronaldo says:

    Opa, Felipe! Título corrigido. Sobre aprender, a melhor forma é começar a escrever seus pequenos scripts na linguagem que você está aprendendo. Resolver pequenos problemas ajuda a explorar muitas facetas da linguagem sem tanto compromisso de seguir um tutorial ou coisa assim.

    Valdir, realmente há uma desinformação enorme e sempre aquela prática que eu acho destestável, mudar o que a pessoal falou para dar um efeito melhor e, com desconhecimento de causa, passar uma informação pior ainda. Eu lembro que quando me entrevistaram para a Info sobre Ruby on Rails, fizeram a mesma pergunta sobre o Ruby. Consegui passar corretamente a questão do Ruby mas tive que repetir até cair a ficha.

    Neto, você é um profeta! :-)

  • É a melhor forma mesmo. É assim que tô aprendendo shell.

    Tem um curso de rails grátis (em inglês), que o Akita também falou. http://www.akitaonrails.com/2007/12/8/curso-online-de-ruby-grtis

    Eu vou fazer. E tá dada a dica.

  • Conhecimento nunca é demais, porém o tempo é curto, aprender 2 linguagens diferentes amplia seu campo de opções tanto profissionais como pessoais, alienação não é bem vinda na nossa profissão.

    Abraço Ronaldo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Rails ou Django? Rails e Django! at Superfície Reflexiva.

meta