Castle: MonoRail + ActiveRecord

December 21st, 2007 § 4 comments

Em meus últimos projetos .NET, onde não há uma opção explícita do cliente, passei a usar o Castle, que, com seus sub-projetos MonoRail e ActiveRecord, faz com que o desenvolvimento em .NET seja um pouco mais suportável.

O Castle é uma coleção de projetos que inclui camadas de acesso a banco de dados (através do NHibernate e ActiveRecord), mecanismos de templating (vários, dos quais os mais usados são o NVelocity e o Brail) e uma série de outros serviços para o desenvolvimento rápido de aplicações (inclusive, sem esquecer de testes).

Embora a minha experiência ainda seja pequena, estou gostando. Eu gosto do C# como linguagem de programação e algumas das suas características se encaixam até melhor na maneira como eu prefiro programar em ORM do que o próprio Rails. Por exemplo, a forma como as classes ActiveRecord são declaradas no Castle é um excelente meio termo entre o Rails e o Django que facilita bastante a compreensão do código.

Obviamente, não sendo uma linguagem dinâmica, algumas coisas são bem mais difíceis ou menos flexíveis. E faltam os confortos com os quais nos acostumamos ao usar o Rails, Django e Cake como um console ou um shell. Depuração é muito mais fácil, já que o .NET conta com um depurador completo mas nem por isso mais interessante.

Eu imagino que a próxima versão do C# transformará o Castle em um framework ainda mais agradável. No momento, entretanto, ele já está salvando um enorme tempo de desenvolvimento nos nossos projetos.

§ 4 Responses to Castle: MonoRail + ActiveRecord"

  • hammett says:

    Nice! Agora que vc sabe que e’ um projeto de um brasileiro, ainda vai continuar usando? :-)

  • Ronaldo says:

    Tudo bom? Eu sabia que havia um envolvimento forte de brasileiros, mas não tinha lido o suficiente sobre a história do projeto para perceber que um brasileiro tinha fundando. Parabéns, a propósito. :-)

    Sobre continuar usando, por que não? 😛

  • Samir says:

    Ronaldo,

    Eu fiz 2 projetos de e-commerce com o Monorail, lhe garanto que é mto bom o desenvolvimento com ele.

    Das versoes anteriores que utilzei, só não gostava mto do overhead qdo a aplicação se inicializa, no mais é um projeto excelente dentro do .net

  • Ronaldo says:

    Tudo bom? Eu notei esse overhead no início da aplicação mas parece ocorrer só na primeira passagem. Estou correto?

    Realmente é um projeto muito bom e assim que eles incorporarem as mudanças nas versões mais recentes do C# vai ser tornar ainda melhor, eu acho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Castle: MonoRail + ActiveRecord at Superfície Reflexiva.

meta