O futuro do malware

December 31st, 2007 § 3 comments

Via Bruce Schneier, um artigo sombrio na Search Security sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo dos malwares, incluindo um novo tipo de programa virtualmente imune a ataques externos.

O cenário é assustador e lembra muito o que Charles Stross e Peter Watts descrevem em seus livros sobre a evolução sistêmica de redes em uma ecologia em que o ponto primário não é propagar informação mas impedir que a mesma seja corrompida. Ironicamente, como sempre acontece nesses trabalhos, os autores colocam esses eventos em um futuro distante e o mundo real conspira para fazer as coisas acontecerem mais rápido.

O que impressiona é que a capacidade de adaptação desses programas está superando em muito a capacidade de resposta. Como o próprio artigo aponta implicitamente, muito tempo está sendo gasto em tentar reconhecer o que está acontecendo e pouco tempo em desenhar contramedidas. O mercado de programas anti-vírus está estagnado há anos e o necessário agora é escrever programas capazes de identificar tráfego suspeito e oferecer aos usuários formas práticas e acessíveis de bloquear isso. Educação sistematizada mais programas eficientes e localizados seriam muito melhores do que as atuais tentativas de ser tudo para todos.

§ 3 Responses to O futuro do malware"

  • Luiz Rocha says:

    Inteligência computacional distribuída?

    O impressionante mesmo é, se você tentar convencer alguém a implementar algo similar de maneira benéfica — digamos, controlar o centro de distribuição de uma multi-nacional — a reação do interlocutor vai ser rir na sua cara.

    É por isso que o malware prospera. Ele é limitado apenas pela imaginação.

  • Ronaldo says:

    Exatamente. Era nisso que eu estava pensando quando falei de fragilidade 2.0. Esse hype todo em cima de uma suposta Web 2.0 deixou todo mundo otimista demais quanto ao que o futuro reserva. Talvez estejam certos, mas artigos como esse parecem indicar que estamos em um ponto de ruptura e muito do código que será escrito no futuro virá de problemas como esse.

  • […] Ronaldo. devaneio • malware • segurança • tech 01.01.08 @ 22:36 […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading O futuro do malware at Superfície Reflexiva.

meta