Facebook versus Scoble: o outro lado do moeda

January 4th, 2008 § 0 comments

Parece que metade da Web, esse que lhes escreve incluído, falou cedo demais ontem. Embora o Facebook realmente esteja se tornando um local onde alguns dos problemas mais sérios da Web estão sendo verificados em situações de uso real, a história com o Scoble tinha um lado completamente diferente.

Pelas últimas notícias, o que Scoble realmente andava fazendo era testar uma ferramenta da Plaxo, competidora do Facebook, que serve para migrar dados de uma rede para outra. Como certos dados não são acessíveis pela API do Facebook, a ferramenta da Plaxo usa scraping para obter os mesmos. E como em última instância isso é indistingüível de um ataque para obter informações que seriam depois usadas para spam, um banimento automático aconteceu.

O resultado final é que o Facebook estava mais certo do que o Scoble na história. O bom de tudo isso é que uma nova discussão comecou em torno do que constitui seus dados e o que constitui os dados de outras pessoas no que tange ao grafo social. Essa é uma discussão que já estava acontecendo entre os interessados mas que se expandiu agora para uma maior fatia da população tecnológica. O Facebook, pelo visto, vai continuar sendo o campo de provas da Web quais sejam os resultados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Facebook versus Scoble: o outro lado do moeda at Superfície Reflexiva.

meta