RIA em 2008

January 4th, 2008 Comments Off on RIA em 2008

Tim Bray começou sua lista de previsões para 2008 dizendo que esse é o ano decisivo para aplicações RIA em contraposição a aplicações Ajax: ou aplicações RIA se transformam em uma tecnologia usada comumente, ou se tornarão secundárias, usadas por alguns mas largamente ignoradas pela maioria dos desenvolvedores Web.

Um ponto interessante que ele faz em seus comentários é que ele tende a associar a “riqueza” em aplicações Web não com interface–segundo ele, somente desenvolvedores pensam nisso–mas com as capacidades interativas e de conteúdo da aplicação. Eu concordo, mantendo minha opinião de que Flex e Silverlight (e outras tecnologias similares) tem um papel diferente em prover níveis de interface mais adequados a uma classe bem específica de aplicações.

Obviamente, isso não é o que a Microsoft e Adobe querem para os desenvolvedores: a primeira com toda a sua necessidade patológica de controlar o campo, e a segunda com sua duplicidade em relação ao código aberto. Eu não estou preocupado. Eu acho muito difícil que aplicações públicas, com necessidade de interação e acessibilidade maiores, serão convertidas para essas duas tecnologias. Um dos principais problemas com interfaces novas é que, por mais perfeitas que sejam, jamais conseguem acompanhar precisamente o sistema operacional hospedeiro e o preço dessa dissonância cognitiva é o fato de que aplicações JavaScript com uma base mais próxima do navegador se tornam um opção mais interessante.

Um outro ponto mencionado por Tim Bray é que atualmente quase qualquer aplicação é uma aplicação Web–mesmo que apenas em uma pequena parcela de sua funcionalidade. Combine isso com o surgimento de interfaces duais para modos online/offline e já estamos em um caminho inteiramente diferente.

Ao contrário de Bray, eu vou me arriscar a uma previsão mais definitiva e dizer que RIA, no que tange a Flex e Silverlight, continuará como uma opção secundária e que nenhuma aplicação de grande porte e significativamente popular surgirá em 2008 usando qualquer das duas–isso não implica que o mesmo não venha a ser usado em sites transientes dependendo de mídia; o critério aqui é o uso em aplicações. Também acredito que veremos notícias de Flex ou Silverlight sendo usados internamente em alguma grande empresa.

O resto do ano, porém, será ainda melhor para Ajax.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading RIA em 2008 at Superfície Reflexiva.

meta