Choque Futuro

January 8th, 2008 § 0 comments

Eu vivo falando em choque futuro aqui no blog e meio dei conta de nunca ter explicado o termo apropriadamente, embora de quando em quando alguém me pergunte o que eu quero dizer conhecido.

Choque futuro é um termo introduzido por Alvin Toffler no seu livro homônimo de 1970. Como a entrada na Wikipedia descreve, o termo descreve o efeito psicológico causado pela percepção de um excesso de mudanças em um período muito curto de tempo.

Um exemplo muito usado é a introdução de certos artefatos tecnológicos, com a Internet, a pessoas mais velhas com pouca ou nenhuma experiência tecnológica. O resultado é que essas pessoas ficam desorientadas e confusas sobre as implicações e usos daquela tecnologia. Embora esse efeito entre gerações seja mais pronunciado, e ocorra principalmente em época de enorme transição–como na Revolução Industrial ou durante a globalização–qualquer pessoa pode experimentar essa sensação.

Recentemente, o termo vem sendo associado com a Singularidade Tecnológica, já que a mesma, caso acontecesse, provocaria um choque futuro indiscriminado na população mundial. Obviamente, este é um cenário muito hipotético mas que também vem sendo bem explorado por escritores de ficção científica como Charles Stross.

Stross, em seus últimos livros tem explorado assuntos que chegam a causar no leitor a sensação de o mundo pode mudar radicalmente em poucos anos e que é basicamente impossível se preparar para isso. Na maioria dos livros dele, a geração anterior é substituída rapidamente em experiência tecnológico pela nova que cresceu com os novos desenvolvimentos. Embora isso seja parcialmente verdadeiro hoje, Stross leva isso às suas conseqüências máximas. Assuntos como backups de consciência, filtros de identidade, economias de pós-escassez são temas comuns em seus trabalhos.

Mas não precisamos ir muito longe. Para usar um exemplo dado pelo próprio Stross em um de seus artigos sobre o assunto, a transformação tecnológica que está chegando representa mudanças rápidas de conceitos como privacidade ou identidade. No artigo ele cita o crescimento da capacidade de armazenamento que deve atingir a portabilidade de 10 terabytes em menos que duas décadas. Essa portabilidade daria a qualquer pessoa a oportunidade de registrar cada segundo de sua vida para referência posterior, incluindo os momentos em que ela passa dormindo. A memória perfeita e permanente resultante disso, com um sistema rápido de pesquisa, traria uma mudança radical nos relacionamentos–esquecer é algo que fazemos bem e que possui um enorme papel em nossas relações sociais. O resto do artigo de Stross trata de vários outros tópicos similares e é uma excelente leitura para que gosta de especulações bem informadas sobre o futuro.

Para resumir, então, choque futuro é quando a mudança lhe deixa com a sensação de que você não tem capacidade de lidar com ela. Algo interessante quando se lê ficção, mas não quando é experimentada na vida real.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Choque Futuro at Superfície Reflexiva.

meta