Mais empresas se juntam ao DataPortability Workgroup

January 10th, 2008 § 0 comments

Dois dias atrás, Google e Facebook chacoalharam o mercado ao anunciarem a sua decisão de se juntarem ao DataPortability Workgroup. Com o mesmo entusiasmo do dia–e em um tom de quase descrença–o Read/Write Web está reportando que mais três grandes players estão assumindo representação na iniciativa: Flickr, SixApart e LinkedIn. E excelente representação, por sinal: as pessoas envolvidas não são meros funcionários mas indivíduos com histórico de atuação nas áreas de interesse do grupo.

É óbvio que a influência dos dois gigantes está se espalhando e eu não duvido que várias outras empresas anunciarão participações similares nos próximos dias e meses. O que começou como algo basicamente formado por pessoas preocupadas com os rumos da indústria pode se tornar uma força dominante na implementação de padrões de portabilidade durante os próximos anos.

O mais importante na história toda é que todos os padrões apoiados pelo grupo são abertos e, juntos, representam uma enorme tendência contra o tipo de atitude disseminada pela Microsoft ao tentar cooptar produtos naturalmente livres em implementações proprietárias. Considerando que aplicações Web hoje são primordiais, padrões abertos e flexíveis obviamente tornam iniciativas fechadas consideravelmente mais difíceis.

O ano promete. Com o OpenID ganhando espaço e com anúncios quase que diários de possíveis implementações em larga escala, os próximos meses podem acabar se tornando marcos na história da Internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Mais empresas se juntam ao DataPortability Workgroup at Superfície Reflexiva.

meta