Flex e .NET

January 30th, 2008 § 2 comments

Amanhã entregamos a primeira versão de um aplicativo que desenvolvemos em .NET e Flex. O objetivo dessa aplicação é complementar um ambiente existente de educação à distância com a possibilidade de dar aulas em tempo real usando vídeo e áudio. Além desses recursos básicos, a aplicação suporta um série de outros recursos que passam por apresentações, enquetes, avaliações completas e gravação das sessões enquanto acontecem.

O interessante é que, apesar da preferência do cliente por tecnologias da Microsoft, o Flex foi escolhido ao invés do Silverlight. O motivo primário foi a estabilidade do primeiro em termos de API. Enquanto o Silverlight ainda está mudando bastante, o Flex já se encontra em uma posição mais estável com um servidor de aplicações muito bem capacitado.

Como esperávamos, dos nossos testes anteriores, o desenvolvimento em Flex foi bem simples e sem muitas surpresas. Tirando a parte de gravação, que levou um pouco mais tempo de pesquisa, a criação das demais funcionalidades foi linear e exatamente dentro do cronograma. Vídeo e áudio estavam funcionando já na primeira semana de desenvolvimento suportando a carga necessária (dezenas de usuários em uma única sessão).

Da mesma forma, a comunicação entre o Flex e o .NET se provou extremamente simples envolvendo pouco mais do que a criação de alguns protocolos REST simples entre os dois pontos da aplicação. Não precisamos nem mesmo de usar alguma camada mais pesada já que as necessidades da aplicação, sendo intermediada pelo FMS, eram bem tranqüilas.

Com um projeto pronto, já temos outros clientes se interessando pela tecnologia. Os recursos citados acima estão sendo desenvolvidos de uma forma mais extensiva e mais refinada e isso tem se mostrado um bom ponto de venda. Isso comprova a minha idéia de que Flex e Silverlight podem se converter em algo muito usado em aplicações internas.

No geral, foi um experiência muito boa e esperamos poder usar o Flex também em integração com os outros frameworks que utilizamos. Django provavelmente será o próximo se tudo correr bem.

§ 2 Responses to Flex e .NET"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Flex e .NET at Superfície Reflexiva.

meta