Dez anos

January 31st, 2008 § 6 comments

Como 2008 já entrando em fevereiro, percebi que já leio blogs em uma base freqüente há dez anos e que existem alguns que eu acompanho há quase o mesmo número de anos.

O primeiro blog que eu li, e que passei a acompanhar, foi o Scripting News, do ao mesmo tempo famoso e infame David Winer. Na época, embora ele já oferece o site em formato XML, RSS como conhecemos hoje não existia e eu acompanhava o site através de visitas diárias.

Dois anos depois, as primeiras versões do RSS começavam a aparecer e com elas os primeiros leitores. O primeiro leitor que eu usei, em 2001, foi o finado AmphetaDesk que era um aplicação Perl local capaz de baixar e servir os feeds acompanhados por meio de um pequeno e eficiente servidor Web. Por mais simples que fosse, era uma aplicação muito boa com um controle excelente do que já fora visto e do que era importante para o usuário.

Essa foi a época do Radio UserLand e Edit This Page, onde eu cheguei a ter um blog que durou exatos dois dias, principalmente porque a plataforma era uma coisa horrenda.

Como sempre fui mais ligado com tecnologia, essa foi a época em que comecei a ler gente como Sam Ruby, Les Orchard e Ben Hammersley, gente que estava criando o que hoje é algo comum para quase todo mundo. As brigas homéricas por posição na lista dos maiores e melhores ainda estava a pelo menos dois anos no futuro.

Blogs brasileiros eu só comecei a seguir bem mais tarde, quando criei o meu em setembro de 2002. Ironicamente, comecei a escrever primeiro em inglês. Este blog em português foi lançado pouco tempo depois e eu mantive ambos bem ativos durante quase três anos. O retorno do ano passado se seguiu a um período de quase dois anos com entradas bem esporádicas.

Só de escrever esse texto já deu para lembrar de blogueiros que eu acompanhei por anos e que, por um motivo ou outro, perdi em migrações de serviços, computadores e plataformas. Os comentários feitos, as descobertas, a época em que tudo era tão novo que pensar no enorme espectro que os blogs abrangem hoje era quase impossível.

Dez anos de leituras e eu realmente tenho que agradecer aos milhares de blogueiros que gastaram seu precioso tempo escrevendo sobre os mais variados assuntos. Mesmo que eu não conheça pessoalmente nem um centésimo das pessoas que acompanho ou acompanhei, a presença delas foi um estímulo em todos os sentidos. Muito obrigado.

§ 6 Responses to Dez anos"

  • Eu não tenho essee tempo de leitura de blogs (nem de acesso a Internet), mas ultimamente acompanho alguns blogs e a opinião de muita gente tem feito os meus horizontes expandirem.

    O seu blog é um dos que acompanho com maior frequência e suas opiniões e considerações têm me feito olhar a área de desenvolvimento com novos olhos. Aqui vai o meu agradecimento :-)

  • Eu fiz meu primeiro blog por volta do ano de 2000, e naquela época, eu não preocupava em ler outros blogs, mesmo porque os blogs eram só sobre besteiras e eu não me impostava tanto assim com tecnologia e web. Depois disso, por volta do ano de 2003 deixei meu blog pra trás, e só fui retornar (e pra valer) em maio do ano passado com meu atual blog http://lucasmezencio.com.

    E como o Rafael disse acima:

    “O seu blog é um dos que acompanho com maior frequência e suas opiniões e considerações têm me feito olhar a área de desenvolvimento com novos olhos. Aqui vai o meu agradecimento”

    Eu ia escrever algo do tipo, mas como ele já escreveu, é isso.
    Com certeza vale a pena conferir blogs.

  • Cleydson says:

    Rafael e Lucas disseram tudo que eu estava pensando. Vou tentar não fazer um “echo blog comment” hehehe.
    Mas deste blog leio tudo, tecnologia ou não. Fã de carteirinha e pra terminar ainda é meu conterrâneo.

    Abraço,

    Cleydson

  • Ronaldo says:

    Rafael, eu tive a sorte–ou o azar, dependendo do ponto de vista–de ter feito o meu estágio em um provedor de Internet, nos primórdios do acesso no Brasil (1996). Naquela época, é claro, a coisa era todo em cima do Netscape 2.0 e os sites eram aquelas coisas horrendas com fundo cinza mas eu me viciei desde o primeiro momento, quando digitei minha primeira busca no Altavista. :-)

    Em todo caso, muito obrigado pela consideração. Eu é tenho que ficar contente com os comentários que você e o resto do pessoal postam aqui. É sempre gratificante esse diálogo que surge todos os dias.

    Lucas, eu também tive a sorte de ler blogueiros de qualidade desde o começo e nunca tive a infelicidade de ler um blog cujos comentários se resumiam ao que a pessoa tinha comido no café da manhã.

    E a propósito, obrigado pelas palavras e pelos comentários que você sempre deixa por aqui.

    Cleydson, muito obrigado por acompanhar o blog e pelas palavras. Aliás, porque você não aparece no Coding Dojo? O próximo é sábado que vem. :-)

  • Cleydson says:

    Poxa! Estou realmente interessado, porém meus sábados estão comprometidos pelos próximos meses. Mas participarei assim que possível. Será um prazer poder contribuir de alguma maneira, pelo menos como um Chicken(http://wiki.scrums.org/index.cgi?PigsAndChickens) estarei lá :). Já entrei para o grupo no Google e ficarei antenado e tentarei acompanhar on-line até poder estar presente. Alias, é possível acompanhar um dojo virtualmente? Um esquema pós reunião?

    Abraço

    Cleydson

  • Ronaldo says:

    Que pena. Mas eu sei como são essas coisas. De qualquer forma, esperamos a partir do próximo encontro colocar o material feito no ar e também o resumo das reuniões. Aí já dá para acompanhar pelo menos um pouco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Dez anos at Superfície Reflexiva.

meta