Conspirações

February 6th, 2008 § 5 comments

Como diriam os nossos avós, um é normal, dois é coincidência, três é conspiração. Essa história dos cabos cortados no Oriente Médio está ficando cada vez mais estranha.

Os primeiros dois sofreram algum tipo de dano não especificado no último dia do mês passado. Primeiro se pensou que âncoras de navios passantes tivessem tido alguma coisa a ver com a história mas agora não se sabe mais se isso é verdade. O terceiro e o quarto apareceram danificados menos que uma semana depois e hoje apareceu um quinto para completar a bagunça. As grandes empresas, segundo as notícias, voltaram ao ar rapidamente usando rotas de backup mas o resto da população, obviamente, não tem a mesma sorte.

Com cinco cabos atendendo a uma região muito complicada tendo problemas em um período tão curto, a metralhadora de teorias malucas está dominando os blogs e mídia tradicional. Seguindo os links, as teorias são cada vez mais loucas: os tradicionais homenzinhos verdes; os Estados Unidos; o Irã, cuja velocidade de acesso parece ter melhorado durante o problema; e por aí vai.

Para uma análise mais séria, entretanto, vale a pena a leitura e comentários do Steve Bellovin. Pelo que ele diz, a causa deve ser comum porque os problemas estão acontecendo em cabos bem próximos. Eu estou curioso para ver o que vão dizer em definitivo, seja lá quem é responsável pelos tais cabos. Se tudo sumir sem explicação, aí é que vai ser realmente curioso.

Por outro lado, vai ver que isso tudo não passa de uma enorme cascata de eventos Murphy. :-)

§ 5 Responses to Conspirações"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Conspirações at Superfície Reflexiva.

meta