OpenID e os gigantes

February 7th, 2008 § 2 comments

A notícia de hoje, que eu só vi agora depois de ficar quase todo o dia enfiado em um projeto e sem acesso, é que os grandes nomes da indústria–Google, Microsoft, Yahoo!, IBM e Verisign–entraram para a OpenID Foundation. Considerando que essas empresas representam a maior parte dos usuários de sistemas múltiplos onde um signon único seria mais do que interessante, parece que o OpenID realmente vai decolar esse ano.

É claro que, como já tinha sido comentando em um Pão de Cast passado, de todos os implementadores acima, somente o Google já permite que alguns de seus serviços sejam acessados com uma identificação externa, ou seja, funciona como um relying party que, afinal de contas é o motivo da história toda. Enquanto as empresas insistirem em somente fornecer o provimento de identidades, a confusão entre os potenciais usuários só aumentará.

Mesmo assim, o fato de que todas essas empresas estão procurando fazer parte de iniciativas de portabilidade já é uma enorme mudança que eventualmente vai representar o fim de muitos jardins fechados na Web.

§ 2 Responses to OpenID e os gigantes"

  • OpenID no Sergio Blog…

    Finalmente tomei vergonha, botei a preguiça de lado e instalei o plugin para o B2evolution do OpenID aqui no Blogue… Aparentemente ele têm um pequeno bug… pois você precisa colocar seu nome no campo nome…

    Depois, ao invés do usual e-mail …

  • […] isso em mente, fico me questionando até que ponto o envolvimento dos gigantes com o OpenID é realmente positivo ou essa corrida para ser o “provedor oficial” só […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading OpenID e os gigantes at Superfície Reflexiva.

meta