Uma pergunta

February 16th, 2008 § 6 comments

Uma pergunta para desenvolvedores Web: se você pudesse melhorar ou mudar uma característica do seu framework Web favorito, qual seria?

Responda e justifique, se possível. :-)

§ 6 Responses to Uma pergunta"

  • ArthurGeek says:

    Rails: Thread-safeness com certeza! Isso faz falta.. O merb promete!

  • Éverton says:

    Uso Rails.

    Mudaria a forma com que várias aplicações são feitas em um único projeto, já trabalhei com Symfony e neste quesito, acho ele superior, poder separa o admin do frontend através de aplicações distintas (cada uma com seu arquivo de rotas), mas ao mesmo tempo compartilhando bibliotecas e models é para mim um grande recurso.

    Outro recurso interessante presente na nova versão do Symfony, e que eu também gostaria de ver no Rails são os widgets, que no caso de formulários estão para Symfony assim como newsform está para Django.

    Um outro ainda é relacionado aos migration, no Symfony tem um arquivo chamado schema.yml que descreve a base de dados, e é usado para criar os models, ele podia ser criado a partir da base de dados, ou ainda através dele modificar a base de dados, acredito que o pessoal da sugeworks esta usando alguma coisa parecida, me lembro de escutar alguma coisa sobre isso no podcast do Rails Brasil. De qualquer forma não vejo isso uma coisa que deveria ser copiada, mas algumas ideias podem ser mescladas nesse caso.

    Há uma serie de recursos interessantes no Symfony, inicialmente o Symfony se espelhou muito nos recursos presentes no Rails, mas hoje a uma serie de recursos que podem servir de exemplo ao contrário.

  • Acredito uma coisa interessante seria o Rails substituir o Prototype + Script.aculo.us pelo jQuery.

  • A linguagem.

    :)

    Quem sabe com o PHP 5.3 as coisas mudem um pouco.

  • Witaro says:

    Sei que você não gosta de Java, mas já leu sobre o Wicket? Posso estar bem enganado, mas algo nele lembrou-me um *pouco* o Seaside (até onde entendi as suas explicações sobre)… Gostaria de um framework que ajudasse na transparência entre view web e desktop (essa é uma das minhas “coceiras” atuais)…

  • Ronaldo says:

    Opa, eu cheguei a olhar o Wicket sim. É uma proposta interessante e eu só fico com um pé atrás quando à ser muito verboso.

    Na verdade, o que eu não gosto muito do Java é a complexidade que mesmo uma aplicação básica adquire para lidar com situações que deveria ser comuns. Você precisa começar a escalar do momento zero. Mas com algo como Groovy, a coisa fica bem legal.

    Eu também estou buscando essa transparência. Talvez não diretamente entre Web e desktop, mas talvez algo que abstraísse as situações e fizesse com que as partes relevantes fossem razoavelmente independentes e reusáveis. O meu maior problema hoje é ter que pensar especificamente em estado. Seaside está resolvendo isso, mas ainda tem certas coisas que são muito HTTP a serem removidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Uma pergunta at Superfície Reflexiva.

meta