RSA SecurID

February 23rd, 2008 § 3 comments

Esses dias fui pegar no banco Real o novo “token” que eles estão usando para autenticação do Internet banking. Só depois de usar alguns dias é que fiquei curioso para descobrir mais sobre o assunto e fui procurar o dispositivo.

O trequito–em bom mineirês–é um RSA SecurID (só empresas de segurança para inventarem esses nomes brilhantes mesmo) bem padrão. A página na Wikipedia tem mais informações, incluindo a “bela” idéia da RSA de introduzir isso em outros dispositivos. Se depender da usabilidade do mesmo, vai ser duro. Aliás, no caso do que eu tenho, enquanto você não decora o número de série você é obrigado a segurá-lo contra uma boa fonte de iluminação já que o treco é preto e o número escrito em baixo relevo quase invisível.

O que eu acho engraçado é que o Real usa isso só para empresas, deixando o povão com a autenticação comum (que agora, tudo bem, tem um módulo de segurança a mais). Pelo menos o “token” funciona no Linux embora você tenha que carregá-lo para tudo quanto é lugar se quiser acessar a conta.

Eu só espero que daqui a pouco eles não acrescentem mais coisas. Entre a senha, conta, agência, número de série, número de autenticação e mais segunda senha alfanumérica, em breve eu não vou conseguir logar mais na conta do banco de tanto coisa que estão pedindo.

§ 3 Responses to RSA SecurID"

  • Mark von Ubelgarten says:

    Uma pergunta que me faço toda vez que faço login no site do meu banco: porq ue cargas d’água eles não usam smartcards para autenticação? Considerando que meu cartão de banco/crédito *é* um smartcard! Leitores desses cartões são relativamente baratos e muitas vezes já vem embutidos nos teclados e nos notebooks mais “sérios” — meu D630 tem um deles, muito prático.

  • TaQ says:

    O próximo passo é digitar tudo isso plantando bananeira e assoviando “Tico-tico-no-fubá”.

  • Ronaldo says:

    Mark, se fosse só isso até que ia lá. O problema é que do jeito que esse povo é, vão arrumar o cartão e mais tudo que existe até o momento. :-)

    TaQ, não duvido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading RSA SecurID at Superfície Reflexiva.

meta