Concurso e Conceitos de Programação

March 9th, 2008 § 7 comments

Segundo os logs de acesso deste blog, o dia de hoje representou o momento em que o mesmo ultrapassou os mil leitores conhecidos nos diversos feeds disponíveis. Eu não sei se acredito nas estatísticas ou não, mas vou supor por um momento que sejam verdadeiras e aproveitar para brincar um pouco.

Concurso

A primeira brincadeira é um concurso. Leitores freqüentes sabem que este ano eu estou pensando bastante sobre a questão de paradigmas de programação–especialmente no que tange ao desenvolvimento Web. O objetivo do concurso é simples: escreva um texto sobre esse assunto. Você pode:

  • Descrever algo que está pensando sobre o assunto
  • Introduzir algo que aprendeu e que modificou sua forma de pensar sobre desenvolvimento Web
  • Explicar as falhas do seu framework favorito e como você as corrigiria
  • Etc

De fato, qualquer coisa nesse linha vale. O prêmio vai para o texto que eu pessoalmente considerar mais interessante sobre o assunto. Para participar, basta enviar um e-mail como a URL do texto ou criar um trackback ou pingback para este texto.

E falando no prêmio: eu tenho uma cópia–nova, intocada–do Code Complete, segunda edição, do Steve McConnell, considerado um melhores livros sobre boas práticas em desenvolvimento. Não é autografado, mas é um livro muito bom e acho que cabe bem em qualquer biblioteca de programação.

Conceitos de Programação

A segunda brincadeira é tentar continuar a série Conceitos de Programação através de textos de convidados. Se você tem interesse em escrever um texto no estilo dos que eu estava fazendo–e eu espero poder contribuir novamente a partir da semana que vem–entre em contato comigo no email mtblog [arroba] reflectivesurface [ponto] com.

O único requisito é que o texto seja similar aos que já foram feitos (balanço de material explicativo e código de exemplo). Obviamente, eu me reservo o direito de adequar o texto ao estilo do Superfície Reflexiva, mas isso não significa mudar o conteúdo do mesmo. Quando muito, inserir alguns sub-títulos, reformatar código para se encaixar na coluna de texto e coisas similares.

Espalhem

Agora é hora de testar se existem leitores mesmo. :-) Quem sentir vontade, espalhe a notícia do concurso e quem sabe podemos criar um diálogo interessante sobre o tema e presentear alguém.

§ 7 Responses to Concurso e Conceitos de Programação"

  • Thiago Silva says:

    Mas rapaz!!! Eu quero uma cópia do Code Complete há tanto tempo!

    Se eu conseguir parar pra escrever…………..

    😀
    Thiago

  • Ronaldo says:

    Aê, pelo tanto de respostas do concurso se você escrever alguma coisa ganha por default. :-)

  • Deixa a maldita dor de dente passar que eu escrevo.

  • […] programação. Quem escrever um texto sobre o assunto, concorre a um Code Complete 2ed. Vai lá no post pra entender melhor. Se o+web não tivesse me tomando as 24h do dia – e War as outras duas – eu […]

  • Tomara que esse concurso incentive textos no nível dos daqui.

    E tomara que a série Conceitos de Programação volte mesmo. Sentindo muito a falta dela. ;D

    Se eu conseguisse pensar em alguma coisa (e tivesse um pouco mais de tempo) participava. Fica pra próxima.

  • Ronaldo says:

    Walter, muito bom. Mais um concorrente na jogada. :-)

    Elomar, manda bala aí. Não precisa ser enorme, nem precisa ser a revolução total do campo–a não ser que você queira, é claro. :-)

  • Pylons: um meta-framework?…

    Desenvolvimento web hoje em dia é quase sinônimo de algum tipo de framework. Mesmo PHP, que é por tradição uma linguagem com tendência à certa desorganização, tem se adaptado e bons frameworks tem surgido nessa linguagem.

    Minha linguagem p…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Concurso e Conceitos de Programação at Superfície Reflexiva.

meta