Desvios

Estou ficando cada vez mais convencido que a melhor maneira de ver uma coisa não acontecer para você é falar que ela vai acontecer.

Comecei o ano achando que não trabalharia com Rails durante o mesmo. Considerando os projetos que estavam para entrar, a movimentação do mercado aqui em Belo Horizonte, tudo indicava que seria um ano fraco. E principalmente porque eu também queria me afastar um pouco de Ruby e explorar mais outra linguagem. O resultado é que agora vou trabalhar basicamente em tempo integral com Rails e tecnologias relacionadas. Eu não estou achando ruim, é claro. Entre .NET e Ruby ou entre ASP.NET e Rails, eu fico sem dúvida com a segunda opção.

No campo de linguagens, resolvi que exploraria mais Lisp. Eu já brinco com a linguagem há anos, mas nunca fui tão fundo. Com meu interesse por Seaside crescendo, acabei foi indo mais para o lado do Smalltalk. Pelo visto, Smalltalk vai acabar sendo a linguagem do ano. Eu já tinha explorado bem mais Smalltalk do que Lisp, mas é bom poder verificar ambientes diferentes, experimentar o que está acontecendo de novo, e ver que a linguagem–que ainda permanece a minha favorita em elegância–está ganhando cada vez mais espaço.

Agora é só utilizar a estratégia no próximo ano: pensar no que eu quero fazer (inconscientemente, é claro, ou não vale) e jurar que não vou fazer. Vai que dá certo? 🙂

9 Replies to “Desvios”

  1. Eu tenho a mesma sensação.

    No post de inicio de ano eu disse que iria fazer um monte de coisas e que não iria pegar mais trabalhos como freelance.

    Adivinha o que aconteceu? Só tem aparecido freelance (os quais tenho recusado, em sua maioria), e nada de tempo para as outras coisas.

    Tristeza! (em parte, afinal trabalho tb é bom).

  2. É coisa daquele maledeto do Murphy. E o pior é que nem os pensamentos mais profundos estão resguardados dessa assombração. Alguém tem que inventar um capacete anti-Murphy. 🙂

    Falando sério, é uma coisa incrível mesmo. Eu já estou mais do que desistido de metas e resoluções de ano novo; principalmente depois desta. Melhor planejar só bem a longo prazo e no resto deixar o barco correr.

  3. Bom, eu achei que estaria fazendo trabalhos de consultoria, com baixa ligação ao que eu realmente vejo como vanguarda de tecnologia.

    E é exatamente isso que eu estou fazendo.

    Preciso adicionar esse Murphy no Twitter, para ver se ele passa a me seguir tb.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.