Sobrecarga de informação

March 18th, 2008 § 0 comments

O pessoal do ReadWriteWeb tem outro artigo bom hoje sobre lifestreaming e excesso de informações. Como eu tinha mencionado no meu comentário anterior sobre o tópico, o dilúvio de informações resultante de múltiplos serviços vezes múltiplos usuários é um dos principais problemas desse tipo de aplicação, por mais interessante que seja acompanhar o que está acontecendo em tempo semi-real.

O artigo propõe três soluções que estão interconectadas e que realmente poderiam resolver um pouco da carga. A primeira e mais óbvia solução–filtros–é uma necessidade básica e já implementada por algumas aplicações de lifestreaming. Mas filtros comuns dificilmente serão suficientes para lidar com a pouca especificidade das informações resultantes das colagens de serviços.

O que é realmente necessário é algum tipo de filtro adaptativo que saiba coletar informações baseadas nos itens primários que o artigo sugere. Por exemplo, um filtro comum poderia excluir qualquer coisa que venha do Twitter, mas um filtro adaptativo faria a mesma coisa exceto se o que é mencionado no Twitter tem alguma relevância para outro conteúdo subscrito. Da mesma forma, responder ao Twitter seria informação acumulada que poderia contribuir para um filtro geral que se tornaria cada vez mais eficiente.

O mecanismo de memes usado em planetas é bem interessante no sentido de identificar idéias gerais que são de provável interesse mas é bem limitado quando você está se restringindo a coisas que já está lendo e/ou acompanhando. Mesmo assim, é bem possível expandir o conceito em cima de algo que poderia acompanhar a sobrevivência de um item de interesse ao longo de uma timeline.

Eu, por exemplo, gosto muito de citar fonte em textos que escrevo. Um mecanismo de filtros capaz de acumular informações relacionadas sobre um tópico que eu já tenha marcado para referência futura com base em informações vindas das lifestreams que estou acompanhando seria muito útil.

No geral, o que estamos precisando é colocar um pouco mais de inteligências nessas aplicações. Mesmo os Facebooks e FriendFeeds da vida ainda estão basicamente limitados a inputs explícitos que não acrescentam muito valor à informação que está sendo coletada. Sem uma forma de mapear isso em uma matriz de interesses, esses serviços continuaram a ser bem limitados, por mais potencialmente interessante que sejam.

Tagged ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Sobrecarga de informação at Superfície Reflexiva.

meta