Rails escala, um disclaimer

May 26th, 2008 § 6 comments

Pelo título, você pode pensar que lá vem mais uma discussão longa considerando todos os fatores pelos quais Rails escala ou deixa de escalar. Sem chance nenhuma. Na verdade, minhas considerações são inspiradas pelo fato de que hoje recebi um e-mail bem humorado de um leitor. Depois das devidas permissões e supressões de nome, o conteúdo é o seguinte:

Ronaldo,

Eu leio o seu blog freqüentemente e não pude deixar de notar que você às vezes parece ter uma certa birra com o Rails. E volta e meia você coloca em seu Twitter que o Rails não escala. Mas você não trabalha com [o Rails]? Existe algum motivo para essa birra?

Abraços,

O pessoal do Passenger deu a resposta perfeita: Saying “Rails doesn’t scale” is like saying “my car doesn’t go infinitely fast”.

Como eu não sou tão criativo, vou por uma rota diferente. Apesar dos meus textos um tanto ou quanto provocativos, a resposta é: primeiro, não, eu não tenho uma birra com o Rails; e segundo, não, eu não me importo em absoluto se o Rails escala ou não.

Sendo assim, segue um disclaimer: toda a vez que você me vir usar a frase “Rails não escala”, considere que eu estou tendo uma reação similar à de alguém sentindo calafrios quando outra pessoa passou as unhas lentamente em um quadro negro, fazendo aquele barulho infernal. Eu não me sinto na compulsão de defender o Rails, não vou escrever nenhuma entrada explicando se e porquê escala ou não, não vou evangelizar continuamente e dizer que é inveja dos outros, nem quero saber de qualquer coisa nessa linha. Se alguém precisa escrever um texto quilométrico cheio de justificativas toda a vez que alguém espirra que Rails não escala, bem, isso é um problema entre a pessoa e seu psiquiatra.

Resumindo, é só uma reação alérgica ao debate todo. Nada mais, nada mesmo. Em tempo, Rails escala?

Tagged

§ 6 Responses to Rails escala, um disclaimer"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Rails escala, um disclaimer at Superfície Reflexiva.

meta