Dinheiro livre

September 23rd, 2008 § 2 comments

Douglas Rushkoff tem um belíssimo artigo hoje no Boing Boing sobre o passado e o possível futuro do dinheiro e capitalismo que vale a leitura para qualquer um acompanhando as movimentações recentes sobre a crise mercadológica em progresso nos EUA.

É bem interessante que Rushkoff, que claramente acredita em um futuro de pós-escassez determinado por um mercado descentralizado (open source como ele mesmo coloca), apresenta opções diretas que estão acontecendo e que valem a pena ser investigadas.

O que me deixa bem curioso é ver como várias pessoas estão apontando para o fim do mercado como nós o conhecemos. É claro que, historicamente, mesmo se isso for verdade, o processo demora um tempo longo o suficiente para que só provavelmente os netos de nossos netos tomem consciência de que realmente houve como a “Grande Transição Mercadológica do Século 21”. Mesmo em tempos atuais, com todo o acesso histórico real-time é impossível prever qualquer coisa além de algumas poucas horas.

Ainda assim, o interessante é usar esse tipo de oportunidade como uma forma de educar a comunidade em geral sobre outras configurações válidas para cenários que geralmente são considerados fixos quando são, na verdade, sujeitos a um grande grau de maleabilidade.

Há um certo karma envolvido em viver em tempos interessantes. O que espero é que o preço a pagar seja tolerável dessa vez.

Tagged

§ 2 Responses to Dinheiro livre"

  • Enrique says:

    Artigo fantástico do Rushkoff, muito legal essa nova participação dele no Boing Boing. Também não acredito que veremos o fim do mercado tão cedo, e nem grandes mudanças à curto prazo, mas acho válidos esses conceitos que ele prega, como mercado open source e “o mundo é software, não hardware”.

  • Ronaldo says:

    Pois é… O que eu acho legal é que está se falando cada vez mais nisso. Coisas que eram relegadas ao domínio da ficção como se fosse coisas utópicas e definitivamente não-realizáveis. É muito bom ver isso em um plano mais materialístico, mais factível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Dinheiro livre at Superfície Reflexiva.

meta