Reduzindo o excesso de informações

October 19th, 2008 § 7 comments

Durante o Rails Summit ’08, vários dos palestrantes tocaram em um ponto que me chamou bastante a atenção: o tempo perdido com as várias ferramentas online que usamos como RSS, Twitter, IM e outros.

Com a movimentação pesada aqui na WebCo, nos últimos meses, o Twitter era algo que eu tinha praticamente abandonado, carregando apenas ocasionalmente para ver uma coisa ou outra referenciada pelo pessoal durante o dia. IM é algo que, felizmente, nunca usei tanto e passo a maior parte do dia sem mais do que uma conversa ocasional.

Já o RSS, nem de longe. Olhando a parte de Trends no Google Reader, fiquei meio que abismado com os números: mais de 230 subscrições, 250 textos lidos por dia, em alguns dias superando até isso. Obviamente, para “ler” isso tudo eu apenas corro o olho sobre a maioria dos títulos.

Mesmo assim, como os palestrantes acima comentaram, isso acaba sendo uma enorme perda de tempo que poderia estar sendo dedicada a coisas mais interessantes. A mesma seção de Trends apontou que a maior parte da minha leitura é feita antes do começo do dia de trabalho propriamente dita e no período de dez da noite à uma da manhã. No mínimo, sono perdido que não dá para recuperar.

Depois de ficar meio encafifado com a coisa toda, resolvi fazer uma limpeza geral do Google. A primeira coisa foi limar mais de 130 feeds que não leio mais por um motivo ou outro. O segundo passo foi modificar a forma de categorização dos feeds: removi toda a categorização antiga e dividi o que sobrou em quatro novas categorias de prioridade: blogs para leitura diária, blogs para ler nos momentos vagos ao longo do dia se houverem, blogs para leitura semana, e o restante deixei em uma lista de leituras ocasionais.

Obviamente, isso tudo só vai funcionar se eu seguir a priorização. Caso não dê certo, há sempre a possibilidade de simplesmente deixar a leitura completa somente para os fins de semana. Mas considerado que apenas uns poucos blogs estão na leitura diária (e não são pessoas que postam diariamente) e que menos do que uma dúzia estão na próxima categoria, acho que dá para gerenciar.

Eventualmente, conto se deu resultado ou não.

Tagged

§ 7 Responses to Reduzindo o excesso de informações"

  • É não é fácil lidar com tantas informações! Um recurso muito bom que eu utilizado é acessar os shared items no Google Reader de alguns amigos, geralmente eles só compartilham o acham que é importante.

  • Luiz Rocha says:

    Eu uso esse tipo de categorização desde que mudei para o google-reader.

    Além disso, só promovo um blog para os de leitura diária (eu chamo eles de primeira linha) se notar que procuro ele pontualmente em outra categoria para ler com freqüência, algo que não acontece sempre.

    No mais, tenho uma categoria para ‘friendfeeds’, onde coloco blogs (e feeds de picasa, flickr e etc) de amigos, que eu leio sempre que aparece alguma coisa nova.

  • Clovis says:

    Sofro deste mesmo mal…

    Já tentei diminuir, mas é meio dificil, eu fico final de semana sem ler, quando chego na segunda feira.. meu reader ta abarrotado de coisas..

    From your 315 subscriptions, over the last 30 days you read 3,714

  • Opa Ronaldo!

    Como diria aquela personagem dos desenhos infantis: Mas eu te disse, eu te disse , mas eu te disse :-)

    Algo que incentive a ejaculação precoce de textos só pode produzir super-dosagem de informações!

    Eu só preciso de um tempo pra fazer uma limpa nos meus feeds :-) Mas, os feeds tem a vantagem que se você quiser é só marcar todos como lidos :-)

    abraços

  • Ronaldo says:

    Pois é… :) Eu vou fingir que prestei alguma atenção na época. Bem, pelo menos me recuperei a tempo.

    Sobre o marcar como lidos, o que eu acho engraçado é que a galera que lê muito tem meio que uma repulsa ao mesmo. O que só torna tudo mais complicado e mais custoso em termos de tempo. :)

  • Uma semana de muitas trocas e aprendizagens…

    “”Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

    Esta semana será bem corrida e cheia de trocas, conversações, partilhas e, sobretudo, de aprendizagens!

    Começa amanhã, 27…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Reduzindo o excesso de informações at Superfície Reflexiva.

meta