Balanço cultural de 2008

January 6th, 2009 § 4 comments

Mesmo sendo um ano agitado, deu para ler e ver bastante coisa em 2008. Não vou fazer uma lista de destaques como fiz no ano passado, mas só comparar rapidamente os números:

  • Livros: 68 (68 no ano anterior)
  • Filmes: 73 (106 no ano anterior)
  • Séries: 94 (200 no ano anterior)
  • Contos: 12 (nenhum no ano anterior)
  • Quadrinhos: 2 (nenhum no ano anterior)
  • Teatro: 1 (não lembro no ano anterior)

Consegui ler o mesmo tanto de livros, o que é bom. Reduzi o número de filmes e séries, o que também é bom, considerando que a safra do ano passado não foi lá essas coisas.

Estou começando a ler alguns quadrinhos novamente, aproveitando que o pessoal da WebCo possui vários dos clássicos que fizeram época. Confesso que sou um péssimo conhecedor do assunto e nesse final de ano comecei a seguir algumas recomendações. Vamos ver o que dá no próximo ano.

Finalmente, vergonha completa em qualquer coisa que exija sair de casa. 😉 Nesse ano agora, espero conseguir ir mais ao teatro, ouvir mais orquestras e, em geral, fazer mais coisas do tipo.

Tagged

§ 4 Responses to Balanço cultural de 2008"

  • Thiago Silva says:

    Quando crescer, quero ser que nem você…….

    Já que tocou no assunto, eis minhas sugestões de quadrinhos:

    -Alan Moore (V, Watchman)
    -Frank Miller (a série Sin City, 300)
    -Milo Manara (vários, os contos e a arte dele são fabulosos)

    Se quiser desbancar para os heróis convencionais, eis alguns clássicos:
    -Frank Miller – Dark Knight
    -Frank Miller – O Homem sem Medo
    -Alan Moore – Kingdom Come

    Eu não sei se vc vai, em algum momento, desbancar para mangás, mas o único que posso recomendar aqui é Berserk (é o único que realmente li). Não só a arte é excelente como a estória virou meu ponto de referência para comparações, em termos de anti-heroísmo e atmosfera densa/insana/psicótica/depressiva.

    []’s
    Thiago

  • Ricardo says:

    Olá Ronaldo,

    Parabéns pelo seu blog.

    Queria lhe perguntar como você administra o tempo entre o serviço, familia, lazer e a leitura. Estou querendo ler mais livros, porém, a faculdade ocupa muito tempo e o estudo de Ruby on Rails.

    Sou de Minas também, e como está se saindo longe do pão de queijo? rsrsrsrs

    Boa sorte!

    t+

  • Ronaldo says:

    Thiago, valeu pelas dicas. Um dos que eu li esse ano foi justamente o Dark Knight e a continuação. Estou agora no segundo volume do Sandman e buzinando um amigo para mandar o Kingdom Come.

    Vou ver se consigo o Watchman e Sin City. O primeiro, especialmente agora que o filme está vindo. :)

    Opa, Ricardo! Obrigado.

    Sobre a distância da terrinha, acabei de voltar de lá. Deu para recarregar as baterias e preparar para mais alguns meses aqui. Mas estou me acostumando aos poucos. Depois de algum tempo não assusta mais. :)

    Quanto ao tempo, infelizmente eu não tenho uma resposta precisa. :) Eu até publiquei alguma coisa sobre como leio mais (essencialmente é aproveitar para ler em qualquer lugar), mas o equilíbrio é feito a cada dia. Eu tento priorizar as coisas e o resto vai se ajustando–com um pouco de bagunça, é claro. :)

  • diana pessoa says:

    olá ronaldo, “descobri” vc através do blog do profº sergio lima, gostei tanto do teu blog q indiquei vc para o premio dardos, dá uma olhada no meu blog, ok?
    abs recifenses, inte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Balanço cultural de 2008 at Superfície Reflexiva.

meta