Voltando

Esse mês está sendo um mês de reflexões.

Depois de quase três anos e meio na Europa, minha esposa e eu estamos voltando para o Brasil. É um momento de muitas transições também, algumas óbvias e outras nem tanto.

Esse último ano foi um ano interessante.

Depois de vinte e poucos anos em tecnologia, alcancei o que muitos considerariam o pináculo de uma carreira. Aprendi muito, vivi cinco anos de intenso aprendizado–e frustrações também–e larguei tudo para voltar ao básico (e como senti falta dessa qualidade de vida!) Voltando para o Brasil, a ideia é continuar conectado com tecnologia mas longe do mundo corporativo. Curioso para ver o que o futuro reserva aí.

Curtimos muito o nosso tempo na Europa e, sem surpresa, muitos amigos e familiares nos questionam porque voltar–especialmente com a situação política e econômica atual. Há várias reflexões aí e espero compartilhá-las em breve.

Nos últimos sete anos desde que escrevi aqui pela última vez(!) e mais de quinze desde o primeiro texto, um sem número de mudanças e aprendizados vieram: de posições sobre tecnologia (os últimos anos removeram todos vestígios do meu antigo tecno-utopianismo, por exemplo) a políticas (ainda anarco-sindicalista, mas com refinamentos) e pessoais (passei um bom número de anos trabalhando com questões de gênero e raça em tecnologia).

Lidar com questões de saúde mental também foi outro dos grandes desafios pessoais. Ainda é um trabalho em progresso mas o futuro é (felizmente!) promissor. Um colher de cada vez.

No final das contas, esses últimos anos foram cheio do maravilhamento e deslumbramento que sempre busquei. Nesse nova etapa, um pouco egoísticamente, desejo o mesmo!

4 Replies to “Voltando”

  1. Que bom que está de volta! Muitos dos seus textos sempre foram referência para mim, principalmente em Agile e Ruby.
    Sucesso na nova etapa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.